sábado, dezembro 13, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Importação de carne bovina pelo Brasil no menor valor desde 2011

A importação de carne bovina pelo Brasil no acumulado de 2025, até novembro, foi o menor para o período do ano desde 2011.

Pois é, temos destacado para o ano recorde de exportação de carne bovina do Brasil em 2025 (clique aqui) e é importante ressaltar também que a compra do produto pelo País segue diminuindo e no menor patamar em mais de uma década, como mostram os dados da primeira Figura.

Um dos nossos leitores perguntou sobre a evolução do ritmo de compra de carne bovina pelo Brasil no mercado internacional e vamos aos dados, destacando o movimento de queda ao longo dos últimos anos.

A Figura apresenta os dados da importação de carne bovina pelo Brasil, entre janeiro e novembro, de 1997 a 2025, em mil toneladas, segundo dados da COMEX.

A importação de carne bovina do Brasil em 2025, até novembro, somou 15,23 mil toneladas, valor 16,3% abaixo do observado no mesmo período de 2024 e no menor patamar desde 2011.

A compra de carne bovina pelo Brasil no mercado internacional caiu pelo terceiro ano consecutivo em 2025 (Tabela), com o destaque para os patamares recordes de preço de importação, acima de US$7,5 por kg.

A Tabela apresenta os dados da importação de carne bovina do Brasil, no acumulado até novembro, entre 2015 e 2025, segundo dados da COMEX.

importação de carne bovina pelo Brasil

O preço em alta da carne bovina no mercado internacional tem sido discutido no Farmnews. Vale lembrar que o preço do produto no varejo do Reino Unido, por exemplo. O preço da carne bovina no Reino Unido apresentou forte alta ao longo de 2025, no maior valor histórico e muito acima do observado nos anos anteriores (clique aqui).

Nesse contexto de queda na importação de carne bovina pelo Brasil é importante destacar o comportamento do dólar. Apesar da valorização do Real em 2025, o câmbio segue relativamente próximo dos maiores históricos (terceira Figura)

A Figura apresenta os dados da cotação média nominal do dólar entre janeiro de 2020 e a parcial de dezembro de 2025 (até o dia 12).

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, o abate de vacas e novilhas no 3º trimestre de 2025 alcançou o maior patamar para o período do ano. O abate oficial de bovinos no Brasil foi recorde no 3º trimestre de 2025 (clique aqui), impulsionado também pelos patamares históricos do abate de fêmeas no País. Vale destacar que além do recorde para o período do ano, o abate de fêmeas acumulou o quarto ano consecutivo de alta no 3º trimestre. Clique aqui e confira os dados!

Nesse contexto de aumento do ritmo de abate de fêmeas, temos destacado a expectativa de valorização da categoria de reposição. Aliás, o preço da arroba do bezerro segue subindo em 2025, aproximando inclusive da máxima nominal histórica de abril de 2021 (clique aqui).

E por falar em valorização do preço do bezerro, o ágio da categoria de reposição em relação ao boi gordo aumentou na parcial de dezembro, alcançando o maior patamar desde o final de 2021. Clique aqui e saiba mais.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares