Mercado

Importação de carnes pela China entre 2018 e a expectativa para 2022

A importação de carnes pela China em 2022 deve apresentar queda, com exceção da carne bovina.

Os dados do USDA revisados em julho de 2022 mostram uma perspectiva de queda na importação de carnes pela China, com exceção da carne bovina, como destaca a Tabela abaixo.

Isso porque em 2022 a soma da importação de carne bovina, suína e de frango deve alcançar 5,90 milhões de toneladas e, caso confirmado essa expectativa, será o segundo ano consecutivo de queda e o menor valor desde 2019 (5,20 milhões de toneladas).

A Tabela a seguir ilustra a importação de carne bovina e suína em milhões de toneladas em equivalente carcaça e de frango, em milhões de toneladas, entre 2018 e a expectativa para 2022, segundo dados do USDA (jul-22).

importação de carnes pela China

A importação de carnes pela China deve acumular o segundo ano consecutivo de queda em 2022, puxada principalmente pela redução nas compras de carne suína.

Pois é, a projeção é que a compra de carne suína de origem internacional pela China siga em queda e apresente forte redução em 2022. A expectativa de importação para 2022 de 2,15 milhões de toneladas é um pouco menos da metade do valor adquirido em 2021 (4,33 milhões de toneladas). O importante é destacar que a produção de carne suína pela China, maior produtor mundial, segue em recuperação e isso contribui para a redução das compras. Vale lembrar que em 2020 a China importou 5,28 milhões de toneladas em carne suína, lembrando que além do efeito da COVID-19 o rebanho suíno chinês ainda vinha de um momento lento de recuperação após a crise da Febre Suína Asiática.

A China embora não seja um importador mundial relevante de carne de frango, o ritmo de compra deve apresentar queda pelo segundo ano consecutivo em 2022 (0,65 milhões de toneladas). Contudo o destaque positivo fica com a carne bovina que, embora deva crescer menos em 2022, permanece acumulando ganhos nas compras ano após ano e em 2022 pode superar 3,0 milhões de toneladas em compras pelo segundo ano (Tabela). E por falar em China, a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil em 2022 atingiu o patamar mais alto da história! Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados da exportação de carne bovina em junho ao longo da última década. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo