Mercado

Dados da importação de fertilizantes pelo Brasil de 2011 a 2020

A importação de fertilizantes pelo Brasil alcançou maior valor histórico na parcial de 2020, até agosto.

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, tanto em bilhões de dólares como em milhões de toneladas, de fertilizantes pelo Brasil, entre janeiro e agosto de 2011 a 2020, segundo dados do MDIC.

O fato é que a importação de fertilizantes pelo Brasil alcançou 21,1 milhões de toneladas em 2020, o maior valor para o período, até agosto e um crescimento de 11,6% frente a 2019.

A alta da demanda por fertilizantes tem como consequência o aumento contínuo da produtividade do agronegócio nacional. Aliás, por falar em produtividade, o Brasil apresenta os maiores resultados de produção de soja por hectare no mundo, por exemplo. Clique aqui e confira os dados médios de produtividade de soja dos principais produtores mundiais.

E claro, o comportamento de preços das commodities agrícolas em 2020 igualmente estimula o investimento no campo, aumentando a demanda pelos fertilizantes. Clique aqui e confira os valores recorde de preço das commodities agrícolas em 2020.

A Figura abaixo ilustra a evolução da importação de fertilizantes pelo Brasil no acumulado entre janeiro e agosto dos anos de 2011 a 2020, segundo dados do MDIC.

Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

Ao longo dos últimos 10 anos, a importação de fertilizantes pelo Brasil cresceu 58,6% entre janeiro a agosto, saindo de 13,30 milhões de toneladas em 2011 para 21,10 milhões de toneladas em 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Como reflexo desse investimento, a produção de grãos do Brasil deve alcançar novo recorde em 2020. Nesse aspecto, o Farmnews atualiza os dados dos principais países produtores de milho entre os anos de 2016 e a expectativa para 2021. Afinal, como evoluíram os dados de produção dos maiores produtores mundiais ao longo dos últimos anos? Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo