A importação de ureia pelo Brasil despencou em maio de 2026, enquanto o preço médio de importação (FOB) foi o maior para o período do ano desde 2022.
O preço de importação da ureia (FOB) pelo Brasil embora tenha apresentado leve queda em maio, frente ao mês anterior, segue muito acima dos patamares ao longo de 2023 a 2025, como mostram os dados da Figura abaixo.
É importante destacar também que a importação geral de fertilizantes pelo Brasil voltou a cair em maio e a alcançar o menor patamar de compra para o período do ano desde 2021.
A importação de fertilizantes pelo Brasil em maio de 2026 voltou a cair em relação ao mesmo período do ano anterior e, aliás, o ritmo de compra foi o menor para o período do ano desde 2021. O Brasil importou 3,20 milhões de toneladas em matérias-primas em maio de 2026, valor 14,1% abaixo do observado em maio de 2025 (3,73 milhões).
A Figura apresenta os dados médios do preço de importação de ureia pelo Brasil (FOB), em dólares por toneladas, entre janeiro de 2020 e abril de 2026, segundo dados da COMEX.

O fato é que a importação de ureia pelo Brasil despencou em 2026 e em maio, a compra de 116,3 mil toneladas foi mais de 60,0% menor que a praticada no mesmo período de 2025 e também o terceiro ano consecutivo de queda (primeira Tabela).
A Tabela apresenta os dados de importação de ureia pelo Brasil nos meses de maio, entre 2018 e 2026, segundo dados da COMEX.

No acumulado do ano, até maio, a importação de ureia pelo Brasil também acumula queda, embora em patamares menores quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores.
Isso porque entre janeiro e maio de 2026, a compra de ureia pelo Brasil somou 1,52 milhão de toneladas, valor 27,3% abaixo do praticado no mesmo período do ano anterior (segunda Tabela).
O preço médio de importação de ureia (FOB) pelo Brasil avaliado entre janeiro e maio de 2026 foi de US$468,4 por tonelada, valor 29,2% acima da média de 2026, até maio, de US$362,7 por tonelada. O valor médio na parcial de 2026, até maio, foi maior para o período do ano desde 2022.
A Tabela apresenta os dados de importação de ureia pelo Brasil no acumulado até maio, entre 2018 e 2026, segundo dados da COMEX.

Apesar da alta no preço médio de importação, o preço no Porto tem mostrado queda em junho. Aliás, o mercado de fertilizantes mostra uma queda mais significativa no preço dos nitrogenados no início de junho, ao contrário do que vinha acontecendo ao longo das últimas semanas.
As quedas só não são maiores no mercado de fertilizantes, especialmente dos nitrogenados, em função dos problemas que estamos relatando há algumas semanas, com relação à navegação no estreito de Ormuz.
E mudando de assunto, vale destacar que o preço do milho segue pressionado e no início de junho renovou a mínima do ano, tanto no mercado físico como futuro. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!









