Mercado

Importação mundial de carne bovina será impactada pela COVID-19?

O USDA apresenta os dados atualizados dos impactos esperados da COVID-19 na importação mundial de carne bovina.

Afinal, o quanto a compra dos principais importadores mundiais deve ser afetada pelos efeitos negativos do coronavírus em 2020?

O fato é que o USDA revisou para baixo a expectativa da importação mundial de carne bovina em abril de 2020, com expectativa de queda de 10% frente a estimativa anterior!

Em janeiro de 2020 o USDA apresentou dados que projetaram em 9,68 milhões de toneladas em equivalente carcaça a importação global para 2020. Já em abril, essa expectativa caiu para 8,72 milhões de toneladas.

Pois é, caso a expectativa se confirme, em 8,72 milhões em equivalente carcaça, o valor representa uma leve queda em relação ao valor observado em 2019 (8,80 milhões de toneladas).

E, mesmo diante dos dados revisados para baixo para 2020 pelos efeitos negativos na economia mundial relacionados ao coronavírus, o valor de 8,72 milhões de toneladas seguiria maior que os dados observados nos anos de 2016 e 2017, quando a importação mundial somou, respectivamente, 7,21 e 7,40 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

O importante é destacar que apesar na queda da previsão para 2020, as vendas do Brasil para o exterior devem ser pouco impactadas. Isso porque as exportação de carne bovina brasileira devem seguir quebrando recordes e alcançar 2,50 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Esse valor de 2,50 milhões de toneladas esperado para 2020, embora esteja um pouco abaixo da previsão anterior do USDA (2,58 milhões de toneladas), é maior que o observado em 2019 (2,31 milhões de toneladas).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Nesse cenário, vale lembrar que a exportação de carne bovina do Brasil no 1° trimestre de 2020 foi o maior da história do Brasil para o período (clique aqui), impulsionado pelo forte crescimento da demanda chinesa (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo