Mercado

Importância da China na exportação de carne bovina e suína do Brasil

A importância da China na exportação de carne bovina e suína do Brasil dispara entre 2020 e 2021.

Pois é,a compra de carne bovina e suína do Brasil pelos chineses nunca foi tão grande como em 2021. Vale lembrar que até 2015 a China era insignificante quando o assunto era a participação nas exportações de carne bovina e suína brasileira, com compras que somavam importância mínima, próxima de zero para o País (Tabela). Pois é mas tudo isso coneçou a mudar em um passado relativamente recente, a partir de 2016 e, em 2021 essa importância subiu para em torno de 60,0% para ambas as carnes.

A Tabela a seguir apresenta os dados da importação de carne bovina e suína do Brasi pela China e sua participação em relação ao total em faturamento, entre janeiro e maio de 2010 a 2021, segundo dados do MDIC.

A importância da China na exportação de carne bovina e suína do Brasil nos primeiros 5 meses de 2021 foi de 61,5% e 59,4%, respectivamente.

Entre janeiro e maio de 2021 a importação de carne bovina brasileira pela China somou o equivalente a US$1,53 bilhão, o que representa 61,5% do total faturado pelo País no período. Vale lembrar que em 2016 a participação da China na receita de exportação de carne bovina foi de 19,1% no período e destacando que entre 2010 e 2015 foi próxima de zero.

O fato é que entre 2016 e 2021 o ritmo de compra de carne bovina brasileira pelos chineses aumentou mais de 5 vezes. Com relação a carne suína o aumento foi ainda maior, impulsionado também pelo febre suína africana que diiminiu de modo expressivo a produção de carne suína no país asiático (Tabela).

No caso da carne suína, entre janeiro e maio de 2021 a importação chinesa somou o equivalente a US$0,60 bilhão, o que representa 59,5% da receita total do País no período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E mudando de assunto, dentre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews apenas o boi gordo acumula alta na parcial de junho. Clique aqui e acompanhe os dados!

Clique aqui e siga o Farmnews na nossa rede social!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo