Mercado

Inflação e boi gordo, variação acumulada entre novembro de 2021 e 2022

O Farmnews apresenta dados da variação acumulada da inflação e do boi gordo entre novembro de 2021 e 2022.

Afinal, como evoluiu o preço do boi gordo (Cepea) e do indicador de inflação medido pelo IGP-M ao longo do último ano? E além do IGP-M, também comparamos o preço do boi gordo com os demais custos, como do bezerro, milho e soja.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea), soja (Cepea, Paranaguá-PR) e do IGP-M, entre novembro de 2021 e 2022.

Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

Os dados da evolução da inflação e do boi gordo no último ano comprovam o momento de perda para o pecuarista, com a variação do IGP-M e dos grãos acima do animal para abate.

A exceção ficou para o preço do bezerro que segue acumulando perda maior comparado ao boi gordo, o que inclusive tem mostrado efeito positivo na relação de troca de bezerros por boi gordo. E por falar no assunto, A relação de troca de bezerros por boi gordo subiu na parcial de dezembro de 2022 para o maior valor desde 2019. Clique aqui e saiba mais!

O fato é que entre novembro de 2021 e novembro de 2022 a inflação medida pelo IGP-M acumulou alta de 5,9%, enquanto o preço do boi gordo no mesmo período caiu 4,8%. E por falar no preço do macho para abate, o preço da categoria na parcial de dezembro segue em recuperação após 4 meses consecutivos de perda. Clique aqui e confira!

Aliás, a única commodity agrícola entre aquelas acompanhadas pelo Farmnews que acumulou alta acima da inflação no período entre novembro de 2021 e 2022 foi a soja que acumulou ganho de 12,3%. O milho, embora tenha acumulado alta no período, o ganho foi de apenas 0,9%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Essa maior alta da soja frente ao boi gordo tem pressionado o poder de compra do pecuarista em relação ao grão. A quantidade de sacas de soja por arroba de boi gordo em 2022 foi a menor para um mês de dezembro desde 2013. Clique aqui e confira!

Vale ressaltar que não foi apenas com a soja que o poder de compra do pecuarista caiu. A quantidade de sacas de milho por arroba de boi gordo na parcial de dezembro de 2022 alcançou o menor valor para o período do ano desde 2012. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo