Mercado

Maiores importadores de carne bovina do Brasil entre 2018 e 2022

O Farmnews apresenta dados que revelam os maiores importadores de carne bovina do Brasil nos últimos 5 anos.

Confira como evoluiu o ritmo de compra dos principais países importadores de carne bovina brasileira entre 2018 e 2022.

E antes de falar dos principais países compradores de carne bovina brasileira, vale lembrar que o ano de 2022 foi recorde em receita e embarques. Aliás, o Farmnews apresentou dados da exportação de carne bovina do Brasil, ao longo da última década, de 2013 à 2022. Clique aqui e confira!

A Tabela a seguir apresenta dados de importação de carne bovina do Brasil, em milhões de dólares, por país comprador, entre os anos de 2018 e 2022, segundo dados do MDIC-SECEX.

maiores importadores de carne bovina

Entre os maiores importadores de carne bovina do Brasil, o destaque fica para a China que acumulou alta de 434,9% nas compras entre 2018 e 2022.

A China importou o equivalente a US$7,95 bilhões em carne bovina do Brasil no ano de 2022, valor mais que o dobro do observado em 2021 (US$3,90 bilhões). Com essa alta no ritmo de compra, o país asiático participou com quase 70,0% (67,3%) da receita total de exportação de carne bovina do Brasil, como destaca a Figura abaixo.

A Figura ilustra a participação dos principais países importadores na receita de exportação de carne bovina do Brasil no ano de 2022, segundo dados do MDIC-SECEX.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
maiores importadores de carne bovina
Fonte: MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

Além da China é importante ressaltar também o crescimento das compras pelos Estados Unidos. Isso porque entre 2018 e 2019 o país praticamente não importou carne bovina do Brasil e desde 2019 o volume de compras tem aumentado de modo significativo. A alta nas compras dos EUA foi tão grande que em 2022 o país foi o segundo maior importador de carne bovina brasileira, participando com 3,8% da receita total do País.

O Farmnews atualizou também os dados da variação do preço do boi gordo e do bezerro ao longo de pouco mais de 2 décadas, desde o ano 2000. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo