Mercado

Maiores importadores de carne bovina do Brasil em maio de 2025

O Farmnews Indica

O Farmnews comparou a compra, avaliada pelo ritmo de embarque, dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em maio de 2025.

Afinal, como variou o ritmo de compra dos principais países importadores de carne bovina in natura do Brasil quando comparamos o mês de maio de 2024 com maio de 2025?

Vale lembrar que a exportação de carne bovina do Brasil foi recorde em faturamento e embarque para um mês de maio e no acumulado dos primeiros 5 meses do ano em 2025! Clique aqui e confira os dados!

A exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 218,07 mil toneladas métricas em maio de 2025, valor 2,9% acima do recorde anterior pra um mês de maio, de 2024, quando somou 211,96 mil toneladas. A receita também renovou a máxima e pela primeira vez acima de US$1,0 bilhão em um mês de maio.

O destaque entre os maiores importadores de carne bovina do Brasil em maio de 2025 foi o México, com a maior alta frente ao mesmo período do ano anterior (361,2%).

A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no mês de maio de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

O interessante é observar que apenas o Chile, entre os principais países importadores de carne bovina do Brasil apresentou queda nas compras em maio de 2025.

A China, embora tenha apresentado queda na participação dos embarques frente aos demais países compradores em 2025 (clique aqui), segue aumentando o ritmo de compra em valor absoluto. Isso mostra que a China não tem diminuído as compras, mas está aumento as compras em ritmo menor que os demais países importadores, como EUA, México, Rússia etc.

A Figura ilustra a participação dos principais países importadores de carne bovina do Brasil, no embarque, em maio de 2025, segundo dados da COMEX.

maiores importadores de carne bovina
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

A China, entre janeiro e maio de 2025, importou quase 500,0 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil, alta de 5,3% em relação ao mesmo período de 2024. Os EUA e o México apresentaram alta nas compras muito superior comparado à China (segunda Tabela), com a importação subindo, respectivamente, 186,2% e 105,2% frente ao acumulado de 2024, até maio.

A Tabela apresenta de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no acumulado até maio de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

E mudando de assunto, você sabe, entre os principais países importadores de carne bovina em abril de 2025, quais deles pagam mais pelo produto brasileiro? Diante do cenário de preço em recuperação e dos patamares recordes de embarque de carne bovina do Brasil, um dos leitores perguntou sobre o preço pago entre nossos principais países importadores. Clique aqui e confira!

O Farmnews também atualizou os dados que mostram o quanto o Brasil exporta frente ao que produz de carne bovina. Afinal, com o mercado de exportação de carne bovina brasileiro renovando as máximas e com tendência de alta, o quanto ele representa do total que produzimos? Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo