soja-paises-se-20-3

Maiores importadores de soja do Brasil em setembro de 2020

O Farmnews apresenta dados de compra dos maiores importadores de soja em grãos do Brasil em setembro de 2020.

A soja como temos discutido no Farmnews foi a commodity com maior ganho acumulado na parcial de 2020, dentre todas as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews. Aliás, clique aqui e saiba mais sobre o comportamento de preços corrigidos da da soja desde 2007.

E esse movimento de alta foi estimulado por vendas recordes de soja no mercado internacional, favorecido por um Real desvalorizado mesmo em um ano de safra recorde. Com relação a produção de soja nos principais países, o destaque foi o Brasil, com expectativa de nova alta e a marca de 133,0 milhões de toneladas para 2020/21. Clique aqui e confira os dados!

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em milhões de dólares, em soja em grãos do Brasil, pelos principais importadores setembro de 2019 e 2020, segundo dados do MDIC.

E dentre os maiores importadores de soja do Brasil o destaque em setembro de 2020 foi a queda no ritmo de compra chinês frente ao mesmo período de 2019.

Pois é, embora a China participe com praticamente 80% da receita com a exportação de soja do Brasil, o valor caiu ligeiramente em setembro de 2020.

Em setembro de 2020 a China importou o equivalente a US$1,27 bilhão em soja em grão, queda de 3,0% em relação a 2019 (US$1,31 bilhão). Essa queda embora modesta acontece como resultado da maior demanda de soja norte-americana pelos chineses, fruto do acordo comercial entre os paises.

E ao contrário da China, como destaque negativo, é importante destacar o forte aumento das compras da Tailândia, Holanda e Taiwan. (Tabela).

A Figura abaixo ilustra a participação, no faturamento, dos principais países importadores de soja em grãos do Brasil em 2020, em setembro.

Fone: Dados do MDIC (adapado por Farmnews)

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Maiores importadores de soja do Brasil em setembro de 2020 was last modified: by