Mercado

Maiores importadores do agronegócio do Brasil: dados de 2017 a 2020

O Farmnews apresenta os dados de compra dos maiores importadores do agronegócio do Brasil entre janeiro e agosto de 2017 a 2020.

Afinal, quem são os principais países compradores de produtos do agronegócio brasileiro e como evoluiu o ritmo de compra de cada um deles nos últimos 4 anos?

A Tabela a seguir apresenta os dados de compra, em bilhões de dólares, dos maiores importadores do agronegócio do Brasil entre janeiro e agosto dos anos de 2017 a 2020, segundo dados do MDIC.

Claro, antes de falar nos países é importante destacar que em 2020 a exportação do agronegócio brasileiro tem sido recorde histórico, alcançando quase US$69,63 bilhões entre janeiro a agosto (Tabela). Pois é, a desvalorização cambial (clique aqui) tem favorecido a venda das commodities agrícolas do Brasil no mercado internacional e, como consequência, os preços em moeda nacional nunca foram tão elevados.

O mês de agosto de 2020 termina com preços recorde das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews. Clique aqui e confira!

E dentre os maiores importadores do agronegócio do Brasil é importante destacar os dados da China que, além do principal comprador, apresentou crescimento de quase 30,0% entre 2017 e 2020.

E por falar em exportação, o Farmnews apresenta dados do saldo da balança comercial do agronegócio brasileiro ao longo dos últimos 10 anos! Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas é importante lembrar que a alta nas exportações em 2020 tem como consequência o aumento da pressão altista nos preços dos produtos no mercado interno. No caso da carne bovina, em especial, em ritmo intenso das vendas externas tem impacto no preço da carne bovina no mercado interno. Aliás, o Farmnews destacou que o preço da carne bovina no atacado paulista alcançou, em agosto, o maior patamar em valor nominal. E, claro, o preço dos alimentos preocupa principalmente porque os indicadores de inflação (IGP-M) já mostram sinais de alta (clique aqui).

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo