Mercado

Participação da China na exportação de carne bovina do Brasil passa de 50%

Em 2021 a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil segue em forte alta e ultrapassa metade do faturamento nacional.

Pois é, a importância do mercado chinês para a exportação de carne bovina do Brasil aumenta de patamar a cada ano (Tabela). Isso porque em 2016 a China representava cerca de 15,0% do total da receita com a venda de carne bovina do Brasil no mercado exterior. Em 2021, esse valor subiu para quase 55,0%.

O Farmnews apresenta os dados da exportação de carne bovina do Brasil nos primeiros 4 meses de cada ano, ao longo da última década, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira os valores de receita, embarques e preço médio no período!

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita de exportação de carne bovina do Brasil e da importação chinesa, no acumulado até abril de cada ano, em bilhões de dólares e, a respectiva relação entre esses dados entre 2016 e 2021, segundo dados do MDIC.

participação da china na exportação de carne bovina

No acumulado parcial de 2021, até abril, a participação da China na exportação de carne bovina do Brasil foi de 54,8% e o mais alto já observado.

Em 2016, entre janeiro e abril, a China importou o equivalente a US$0,21 bilhão em carne bovina do Brasil e no mesmo período de 2021, esse valor subiu para US$1,18 bilhão, ou seja, um aumento de mais de 5 vezes em 6 anos.

Vale destacar que o aumento da importância da China no mercado de exportação de carne bovina do Brasil, embora seja positivo, como o reflexo no forte aumento das vendas (Tabela) revela o aumento do risco da dependência de um país, como já foi observado no passado no caso da Rússia.

Por mais que a China tenha um potencial enorme de crescimento no consumo de carne bovina, já que a demanda percapita do país asiático segue baixa (clique aqui), esse dado de concentração da exportação ascende um alerta e merece atenção.

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta os dados do preço corrigido do boi gordo em abril dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Participação da China na exportação de carne bovina do Brasil passa de 50% was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: