Mercado

Participação da China na exportação de soja do Brasil diminuiu em 2021

Apesar do ritmo crescente de compra, a participação da China na exportação de soja do Brasil diminui em 2021 frente aos anos anteriores.

Pois é, apesar do faturamento com a venda de soja brasileira para a China ter aumentado em 2021, no acumulado até setembro e, alcançado novo recorde histórico (Tabela), a participação do país asiático na receita total caiu no ano e atingiu o menor valor ao longo da série apresentada, de 10 anos.

Isso porque entre janeiro e setembro de 2021 a participação da China na exportação de soja do Brasil foi de 68,9% no faturamento, o menor valor ao longo da série apresentada para o período, desde 2012.

É importante destacar que no acumulado da última década, entre janeiro e setembro, foi a primeira vez que a participação da China na exportação de soja do Brasil ficou abaixo de 70,0%.

A Tabela a seguir apresenta os dados da importação de soja do Brasil pela China e a respectiva participação do país asiático na receita total entre janeiro e setembro, de 2012 a 2021, segundo dados do MDIC-SECEX.

No acumulado parcial de 2021, até setembro, a China importou o equivalente a US$23,66 bilhões em soja do Brasil, alta de 19,8% em relação ao mesmo período de 2020. É importante salientar que a alta na receita de venda é fruto do aumento do preço médio da soja comercializada para a China que, acumulou alta de 68,9% frente a 2020 (Tabela).

Com relação ao ritmo de embarques, as vendas somaram 53,54 milhões de toneladas entre janeiro e setembro de 2021, valor 6,8% menor que o apurado entre janeiro e setembro de 2020 (57,42 milhões de toneladas).

O preço do fertilizante importado pelo Brasil segue em forte alta em 2021 e no acumulado parcial do ano, até setembro, a valorização foi de 77,0%. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Participação da China na exportação de soja do Brasil diminuiu em 2021 was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: