Mercado

Comparado a safra passada, plantio de soja está atrasado no País

A falta de chuvas, especialmente no Centro-Oeste do Brasil, continua impedindo o avanço do plantio de soja no país.

Segundo levantamento divulgado pela AgRural no dia 20 de outubro, os trabalhos de plantio de soja foram concluídos em somente 20% da área a ser destinada ao produto nesta safra.

Há um ano, o porcentual plantado era de 29%. Se comparada ao indicador desta época do ano nas últimas 5 temporadas (19%), o ritmo da semeadura atual até se mostra adiantado, segundo a consultoria.

Mais uma vez, quem puxou o ritmo dos trabalhos de plantio de soja foi o Paraná.

Com plantio de 23% em uma semana, a área já semeada no estado paranaense chegou a 53%. Com níveis favoráveis de umidade no solo, Santa Catarina também teve uma boa semana, passando de 8% para 22%. O percentual plantado nos dois estados está à frente do ano passado e da média de cinco anos.

Em Mato Grosso, foram semeados 1,071 milhão de hectares, mas ritmo continua com atraso de 16,4% em relação à safra passada. O plantio da soja em Mato Grosso avançou 11,3% nesta semana em Mato Grosso, o equivalente a 1,017 milhão de hectares, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A área semeada até agora em Mato Grosso soma 2,431 milhões de hectares, que correspondem a 25,8% da área projetada pelo Imea para esta safra, de 9,417 milhões de hectares.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os trabalhos estão com atraso de 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o plantio havia atingido 3,971 milhões de hectares, que correspondiam a 42,2% da área de 9,396 milhões de hectares.

Vale lembrar que no ano passado as chuvas chegaram mais cedo e os produtores puderam iniciar o plantio da soja logo após o fim do vazio sanitário, encerrado em 15 de setembro. Neste ano as condições climáticas não estão ajudando, pois choveu apenas a partir da primeira de outubro e mesmo assim de forma irregular.

O maior atraso do plantio ocorre na região sudeste de Mato Grosso, onde os produtores até agora plantaram 200,9 mil hectares, que correspondem 10,2% da área prevista (200,9 mil hectares), ante 38% (746 mil hectares) semeados até o dia 20 de outubro do ano passado.

Na região do médio-norte, maior produtora, o plantio atingiu 1,205 milhão de hectares (38% da área prevista), ante os 1,712 milhão de hectares (54% da área) em igual período do ano passado.

O Rio Grande do Sul, por outro lado, continua registrando volumes de chuvas acima da média e isso também tem atrasado o plantio de milho e arroz no Estado. Apesar do contratempo, os produtores gaúchos conseguiram plantar 1% da área de soja na última semana, segundo o levantamento da AgRural. O porcentual está em linha com a média. A consultoria informa ainda que São Paulo plantou 19% da área de soja, acima da média, e Minas Gerais, com 2%, em linha com a média.

O Farmnews apresenta a evolução da produção dos principais produtores mundiais de soja nos últimos anos. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Globo Rural

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo