Mercado

Poder de compra do pecuarista melhora em novembro de 2021

Com a forte recuperação do preço do boi gordo em novembro, o poder de compra do pecuarista voltou a subir.

Vale lembrar que após forte queda em outubro de 2021, a maior baixa mensal desde 2006, o preço do boi gordo (Cepea) voltou a subir e a operar praticamente nos mesmos patamares anterior à queda. Aliás, essa alta do preço do boi gordo no mercado físico também impulsionou o movimento de valorização esperada para 2022, como mostram os dados do mercado futuro em novembro (clique aqui).

O Farmnews apresenta a evolução nominal do preço mensal do boi gordo ao longo dos últimos anos. Clique aqui e confira!

O fato é que com a valorização do boi gordo (Cepea) em novembro, a relação de troca frente ao bezerro melhorou após o pior mês da história para o indicador. Isso porque em outubro de 2021 o poder de compra do pecuarista ficou em 1,61 bezerros por boi gordo de 16,5@ e na parcial de novembro, até o dia 23, o valor subiu para 1,74. Vale lembrar que apesar da alta frente ao mês anterior, a relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@ em novembro de 2020 ficou em 1,92.

O poder de compra do pecuarista melhorou em novembro, tanto para o bezerro, milho e soja, após um mês anterior de forte queda.

Pois é, com relação ao milho (Cepea), o poder de compra do pecuarista em outubro de 2020 foi de 3,0 sacas (60kg) por arroba, o menor desde o final de 2012. Na parcial de novembro o valor ficou em 3,44 sacas por arroba e ainda abaixo do observado em novembro de 2020 (3,55 sacas por arroba).

No caso da soja (Cepea, Paranaguá-PR), o valor em outubro de 2021 foi de 1,57 sacas por arroba e na parcial de novembro ficou em 1,76 sacas por arroba. Em novembro de 2020 o valor ficou em 1,73 sacas por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta a evolução nominal do preço mensal do boi gordo ao longo dos últimos anos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo