Mercado

População urbana reconhece o valor do campo!

A população urbana tem valorizado cada vez mais o campo!

Para entender a percepção da população urbana em relação a importância do agronegócio para a economia, a Bridge Research, empresa da holding HSR Specialist Researchers, desenvolveu o estudo Agronegócio – Percepção Urbana do Agro.

Dentre os mais de 1.000 entrevistados pela pesquisa, 94% deles acreditam que o agronegócio é importante ou extremamente importante para o Brasil; 89% concordam que somos o País do agro; e 88% destacam que temos uma vocação natural para esse conjunto de atividade econômica.

A constatação de que o Brasil é a terra do agronegócio fica ainda mais clara nos entrevistados de 30 a 44 anos (93%) e de 45 a 65 anos (90%), bem como na Classe B (91%). Analisando as respostas pelas regiões do País, a Norte é disparada a que acredita mais em nossa alcunha rural (96%), seguida pelo Nordeste (89%)

Os entrevistados de maior idade também reforçam a percepção de que temos vocação para o agronegócio, com 95% das pessoas entre 30 e 65 anos concordando com essa afirmação. Dentre as classes sociais, a Classe B novamente é a que mais crê nessa inclinação (95%). Na divisão regional, porém, o destaque nesse quesito não é mais do Norte, mas sim do Centro-Oeste, onde 98% dos entrevistados concordam com a nossa aptidão rural.

Os entrevistados foram questionados sobre a relevância de o Brasil assumir essa vocação para conquistar reconhecimento mundial para essa característica. No total, 87% afirmaram que esse é um ponto relevante e o mesmo percentual pensa que o País seria bem sucedido se assumisse esse posicionamento.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Apenas 26% dos entrevistados consideram que o produtor rural está longe de modernidade, conforto e das tecnologias acessíveis nas grandes cidades e centros urbanos, colocando em xeque o estigma e preconceito antes propagados. Ainda demonstrando a visão atualizada que o público tem do Agronegócio, 64% reconhecem o trabalho no campo como uma atividade moderna e inovadora.

Com relação à contribuição da população urbana para o agronegócio, 76% sentem que colaboram quando compram um produto que tem origem agropecuária.

Embora a grande maioria dos pesquisados reconheça a importância do agro e até tenha elegido seus representantes para o setor, apenas 42% lembra-se de ter tido contato com ele nos veículos de mídia.

Aliás, como sabemos a população urbana está em alta. Clique aqui e saiba mais dos desafios de uma população rural em queda!

Adaptado de CNA e Correio do Povo

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo