Mercado

Preço corrigido do bezerro, dados atualizados até fevereiro de 2024

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro desde 2010 até os primeiros meses de 2024.

Vale lembrar que no final de 2023 o Farmnews havia atualizado os dados do preço corrigido do bezerro (clique aqui), sugerindo uma perspectiva mais favorável para 2024, ou seja, uma tendência de maior estabilidade, para uma valorização mais consistente nos próximos anos.

De fato, o preço do bezerro segue mais estável em 2024, apresentando comportamento de preço mais firme comparado ao boi gordo e encerrando fevereiro com leve queda, de menos de 1,0% em relação ao final de 2023.

E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2024, até fevereiro. Clique aqui!

A Figura a seguir apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de fevereiro de 2024, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e fevereiro de 2024.

preço corrigido do bezerro
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço corrigido do bezerro no início de 2024 sinaliza que o fundo do ciclo de baixa atual já tenha sido alcançado, indicando um período de relativa estabilidade.

Apesar dessa expectativa de melhora gradativa ao longo do ano, o preço da categoria de reposição em 2024 segue muito abaixo dos valores médios praticados no mesmo período dos anos anteriores (segunda Figura).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura apresenta a variação do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre os meses de fevereiro, de 2010 a 2024.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço médio do bezerro acumulou o segundo ano consecutivo de perda entre os meses de fevereiro, em 2024, com queda superior a observada frente aos anos anteriores.

O mercado pecuário tem apresentado uma maior volatilidade nos últimos anos, com as altas e baixas mais intensas quando observamos os dados históricos. Isso é reflexo, também, do sentimento do mercado, com o otimismo e pessimismo em exagero nos momentos de alta e baixa de preço. Por isso é importante ficar atento aos fundamentos e acompanhar os dados de relação de troca, ágio e respeitar o planejamento do seu negócio.

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo