Mercado

Comportamento do preço corrigido do bezerro de 2000 a 2020

O Farmnews apresenta a evolução do preço corrigido pelo bezerro, em Reais por cabeça, ao longo das últimas 2 décadas, de 2000 a 2020.

O fato é que o preço médio mensal do bezerro, em dezembro de 2020, na parcial até o dia 11, foi o maior da série do Cepea, com média acima de R$2.500,0 por cabeça pela primeira vez (Figura).

A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço do bezerro, segundo indicador Cepea (Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de novembro de 2020, em Reais por cabeça, de 2000 a 2020.

Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A série do preço corrigido do bezerro ilustra o comportamento histórico dos valores praticados em 2020, muito acima do valor real observado ao longo dos últimos 20 anos.

O recorde anterior do preço corrigido do bezerro foi apurado em 2015, quando em maio daquele ano foi cotado a R$2.285,0 por cabeça. Pois é, o valor histórico do bezerro tem sido assunto constante no Farmnews e, um dos destaques tem sido a queda da relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020, mesmo com o preço do boi gordo igualmente em patamares recorde.

E o movimento de alta do preço do bezerro tem impulsionado a retenção de vacas. É importante destacar que a queda no abate de vacas na primeira metade de 2020 foi histórica, mostrando um nível de retenção de matrizes nunca visto. Clique aqui e saiba mais!

Vale destacar também que o preço médio do bezerro na parcial de dezembro foi mais que o dobro do observado em dezembro de 2018. O Farmnews apresenta dados médios mensais do preço do bezerro ao longo dos últimos anos, de 2018 a 2020. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo