Mercado

Cai a diferença de preço da carne bovina importada e exportada pelo Brasil!

O Farmnews apresenta a evolução mensal do preço da carne bovina importada e exportada pelo Brasil entre 2016 e agosto de 2022.

Afinal, a diferença de preço entre a carne exportada e importada pelo Brasil tem aumentado ou diminuído ao longo dos últimos anos?

E antes de falar em preço é importante ressaltar que a receita de exportação de carne bovina do Brasil no acumulado de 2022, até agosto, foi quase 50,0% maior que a observada no mesmo período de 2021. Clique aqui e saiba mais!

Pois é, os dados da Figura abaixo mostram que o preço da carne bovina exportada pelo Brasil apresentou forte alta nos últimos períodos, inclusive superando o valor de importação entre os meses de junho e julho de 2022. Aliás, não foi a primeira vez que o preço de exportação ficou acima do valor de importação. Isso porque em junho de 2020 o valor de exportação também ficou acima do valor de importação.

A Figura a seguir ilustra a evolução do preço médio mensal de exportação e importação de carne bovina pelo Brasil, em US$ por kg, entre janeiro de 2016 e agosto de 2022, segundo dados do MDIC-SECEX.

preço da carne bovina importada
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

O preço da carne bovina importada e exportada pelo Brasil ficou mais próximo em 2022 e dessa vez devido a alta no preço da carne brasileira no mercado internacional.

Vale lembrar que nas oportunidades anteriores a diferença menor de preço ocorreu principalmente devido a queda no preço da carne importada pelo Brasil, como aconteceu em maio de 2020 (Figura). É interessante observar também que tradicionalmente os preços de importação e exportação tendem a ficar mais próximos no meio do ano, já que nos meses finais de ano o ritmo de compra do Brasil aumenta e o preço fica mais alto, aumentando a diferença de preço para a carne exportada.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que apesar desse movimento de preços ao longo do ano, a Figura acima indica que a diferença de preços de importação e exportação já foi bem maior do que a observada nos últimos anos. Entre 2016 e 2019, o ágio da carne importada foi bem maior do que o atual.

O Farmnews apresenta os dados médios mensais do preço da carne bovina exportada pelo Brasil, de 2018 a agosto de 2022. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo