Mercado

Preço de importação de fertilizantes pelo Brasil subiu em fevereiro de 2024

O preço de importação de fertilizantes pelo Brasil subiu em fevereiro de 2024 frente ao mês anterior, embora acumule queda em relação a 2023.

Após acumular 2 meses consecutivos de queda, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o preço médio do fertilizante importado pelo Brasil voltou a subir em fevereiro, como ilustram os dados da Figura abaixo.

A Figura apresenta os dados do preço médio de importação das matérias-primas pelo Brasil, em dólares por kg, entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2024, segundo dados da COMEX.

preço de importação de fertilizante
Fonte: Dados da COMEX (adaptado por Farmnews)

O fato é que apesar da alta frente ao mês anterior, o preço de importação de fertilizantes pelo Brasil em 2024 foi o menor para um mês de fevereiro desde 2021 (Tabela).

É importante observar também que o ritmo de compra do Brasil caiu em 2024 comparado a importação observada para um mês de fevereiro. Isso porque desde 2018 o Brasil não importava menos que 2,0 milhões de toneladas no período do ano e, também, acumulando, em 2024, o terceiro ano consecutivo de queda entre os meses de fevereiro.

A Tabela a seguir apresenta os dados de importação das matérias-primas pelo Brasil, nos meses de fevereiro, entre 2018 e 2024, segundo dados da COMEX.

preço de importação de fertilizante

A importação de fertilizantes pelo Brasil somou 1,92 milhões de toneladas em fevereiro de 2024, queda de 8,7% frente ao mesmo período de 2023 e no menor patamar desde 2018 quando foi de 1,82 milhões de toneladas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Confira também os dados de exportação de carne bovina do Brasil em fevereiro e os principais países importadores em 2024, no acumulado dos 2 primeiros meses do ano. Clique aqui!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo