Mercado

Preço do bezerro ainda mais descolado do boi gordo em maio

O Farmnews Indica

O preço do bezerro descolou ainda mais do preço do boi gordo ao longo de maio, o que refletiu na menor demanda pela reposição.

Com a menor demanda, o preço da categoria de reposição apresentou queda na parcial de maio frente ao mês anterior, interrompendo uma sequência de 3 meses consecutivos de valorização. Essa queda no preço acontece, também, devido a perda no poder de compra do pecuarista (primeira Figura), já que o preço do boi gordo segue pressionado no período de safra.

O Farmnews inclusive apresentou dados mensais do preço nominal do bezerro, avaliado em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0@ entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (média até o dia 21), avaliada segundo dados do Cepea.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0@ de 2,11, além da quarta queda mensal consecutiva na parcial de maio de 2025, alcançou o menor valor desde outubro de 2011.

Pois é, com a queda no poder de compra do pecuarista, a procura pela reposição diminuiu, pressionando o preço do bezerro, embora a queda no preço do animal pronto para o abate tenha sido muito maior no período.

Apesar de um pouco mais pressionado, para baixo, o preço do bezerro acumulou alta de 10,6% na parcial de maio (21) em relação ao valor que encerrou 2024. No mesmo intervalo de tempo o boi gordo caiu 4,3%.

Considerando apenas os valores de maio, até o dia 21, frente a abril, a queda no preço do bezerro foi de apenas 0,3%, enquanto o boi gordo, no mesmo período, caiu 4,8%.

A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Como temos discutido no Farmnews, apesar da atual queda no preço, especialmente do boi gordo, a expectativa segue otimista para a segunda metade de 2025. O mercado futuro do boi gordo permanece precificando gradativa recuperação no preço do animal pronto para o abate em 2025 (clique aqui), apesar do atual momento de maior volatilidade e especulação devido ao caso da gripe aviária.

E por falar em gripe aviária e a expectativa de uma possível maior oferta de carne de frango no mercado doméstico, o preço no atacado segue no maior patamar histórico na parcial de maio. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews também apresentou os dados da variação do preço do boi gordo entre os meses de maio e junho em 15 anos, desde 2010. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo