Mercado

Preço do bezerro, boi gordo, dólar e inflação no curto e longo prazo, até setembro de 2025

O Farmnews Indica

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro, boi gordo, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre o início de 2020 e setembro de 2025.

Afinal, como se comportou, ao longo dos últimos 12 meses, ou seja, entre setembro de 2024 e setembro de 2025 e também desde 2020, o preço de bezerro e do boi gordo comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M e o dólar?

O fato é que o indicador de inflação (IGP-M) subiu pelo segundo mês consecutivo em setembro de 2025, com alta de 0,42% frente a agosto. Nos últimos 12 meses o IGP-M acumulou alta de 2,83%.

Vale destacar também que a cotação média do dólar em setembro de 2025 de R$5,37 acumulou o quinto mês consecutivo de queda e no menor desde maio de 2024. Na parcial do ano, até o final de setembro, frente ao valor que encerrou 2024, a queda foi de 13,9%O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de setembro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço médio mensal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), boi gordo (Cepea), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre janeiro de 2020 e setembro de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

Entre janeiro de 2020 e setembro de 2025 o preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) acumulou alta de 83,5%, acima do boi gordo (Cepea), de 59,4% e o indicador de inflação, medido pelo IGP-M que subiu 55,6% no mesmo período. O dólar foi o que acumulou a menor alta, de 29,3%.

O preço do boi gordo e a inflação medida pelo IGP-M acumularam alta muito próxima considerando o período entre janeiro de 2020 e setembro de 2025 (Figura acima), ao contrário da categoria de reposição que se mantém descolado e com perspectiva de continuidade do movimento de valorização.

É importante destacar que esse descolamento do preço do boi gordo e o indicador de inflação entre setembro de 2024 e setembro de 2025 (segunda Figura) não tem sido refletida em uma margem melhor para o pecuarista. O poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado alcançou o menor valor para um mês de setembro, em 2025, resultado de um maior ágio do bezerro frente ao animal pronto para o abate (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), boi gordo (Cepea), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de setembro, de 2024 e 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

O fato é que, nos últimos 12 meses o preço do boi gordo (Cepea) subiu 20,5%, enquanto no mesmo intervalo de tempo o bezerro subiu 39,6% e o IGP-M subiu 2,8%. O dólar caiu 3,2% quando comparado o valor de setembro de 2024 e setembro de 2025.

E sempre é importante reforçar para o fato que, no ciclo pecuário de longo prazo, de baixa, o preço do boi gordo acumulou perda em relação a inflação medida pelo IGP-M, enquanto nos momentos de ciclo de alta, como o atual, o cenário é de recuperação do animal pronto para o abate frente a inflação. Isso reforça para o fato de que essa comparação deve ser feita também, considerando os dados em um período maior de tempo, como na primeira Figura.

O mercado futuro do boi gordo voltou a ficar mais procurado na B3 nesse início de outubro, com as posições em aberto nos contratos futuros aumentando e, em especial para o vencimento de dezembro que, precifica a maior alta frente aos contratos de outubro e novembro. Clique aqui e saiba mais!

E por falar em B3, o preço futuro do boi gordo segue em recuperação no início de outubro, acumulando o terceiro pregão consecutivo de valorização. O início de outubro tem mostrado uma perspectiva mais otimista para o preço da arroba, após um período bastante pressionado em setembro. O contrato para vencimento em outubro voltou a ser cotado acima de R$310,0 por arroba, o que não era observado desde o final da primeira metade de setembro (primeira Figura) e também com a maior alta diária desde o início de agosto. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!