Mercado

Relação de preço do boi gordo e da soja favorece pecuarista

A relação de preço do boi gordo e da soja mostra recuperação do poder de compra do pecuarista desde setembro de 2018.

Pois é, como ilustra os dados da Figura abaixo, a relação de preço do boi gordo e da soja revela uma melhor relação de troca de boi gordo por soja nos últimos meses, favorecido pela queda nos preços da oleaginosa.

A Figura abaixo apresenta o comportamento diário da relação de preço do boi gordo e da soja, segundo dados do indicador Cepea, de janeiro de 2018 a parcial de janeiro de 2019, até o dia 11.

 

preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como sugerem os dados acima, entre abril e agosto de 2018 a relação de preço do boi gordo e da soja oscilou em torno de 1,6 sacas por arroba, valor bastante abaixo do que tem sido verificado neste início de 2019.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Essa maior valorização do preço da soja em relação ao boi gordo, principalmente nos primeiros 8 meses de 2018, contribuiu para o aumento do custo de produção da engorda de bovinos confinados. Clique aqui e confira a evolução mensal do custo da diária de bovinos confinados!

Em 2019 a troca de boi gordo por soja está próxima de 2,0 sacas por arroba. O fato é que o poder de compra do pecuarista em relação a soja tem melhorado desde setembro de 2018, devido a uma leve recuperação dos preços do boi gordo e da queda nos preços da soja no período.

Aliás, clique aqui e confira o comportamento de preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2018!

O Farmnews apresenta também uma retrospectiva do mercado do boi gordo em 2018 no Brasil, segundo análise do Cepea/Esalq. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo