Mercado

Preço do boi gordo, bezerro, dólar e inflação em janeiro de 2023 e 2024

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre janeiro de 2023 e 2024.

Afinal, como se comportaram, nos últimos 12 meses, os preços do boi gordo e do bezerro comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M, e o câmbio?

A Figura abaixo ilustra o comportamento do preço tanto do animal pronto para o abate como o do bezerro que, acumularam perda maior que a inflação e o dólar entre os meses de janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), dólar e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de janeiro, de 2023 e 2024.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo caiu 12,8% entre os meses de janeiro, de 2023 e 2024, semelhante a queda do bezerro (12,9%) e maior que o dólar (5,4%) e a inflação, medida pelo IGP-M, que caiu 3,3% no período.

Pois é, o preço do animal pronto para o abate e da categoria de reposição segue descolado, para baixo, da inflação e do dólar, apesar da recuperação do preço após a mínima de setembro (linha azul e verde da Figura acima).

Apesar de acumular recuperação desde a mínima de setembro de 2023, o preço do boi gordo ficou estável ao longo de janeiro de 2024 (clique aqui), embora abaixo do valor praticado no mesmo período dos anos anteriores (clique aqui). Por outro lado, nos primeiros dias fevereiro a pressão de baixa passou a surtir maior efeito no preço da arroba do boi gordo devido a um consumo doméstico mais baixo e uma oferta melhor de animais para o abate (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A inflação medida pelo IGP-M ficou praticamente estável em janeiro de 2024, mas acumulado queda de 3,3% frente a janeiro de 2023. O dólar também caiu na base anual de comparação, já que em janeiro de 2023 foi cotado, em média, a R$5,19 e em janeiro de 2024 o valor foi de R$4,92.

E por falar no preço do boi gordo, bezerro e o câmbio, o Farmnews atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja entre os meses de janeiro, de 2018 a 2024. Clique aqui e confira!

Saiba quais são as 10 Agtechs que tem tudo para transformar o agronegócio brasileiro em 2024! Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo