Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em 2025, até o final de fevereiro

O Farmnews apresentou os dados da variação diária do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em 2025, até o final de fevereiro.
No final de fevereiro de 2025 o preço do milho (Cepea) se mantém como o destaque positivo, acumulando alta de mais de 20,0% em relação ao valor que encerrou 2024. O preço do milho descolou das demais commodities, boi gordo, bezerro e soja em fevereiro (Figura), impulsionado por uma demanda aquecida e o estoque próximo dos menores patamares históricos no País (clique aqui).
Essa alta no preço do milho e a maior pressão negativa no preço do boi gordo em fevereiro refletiu na queda do poder de compra do pecuarista em relação ao grão. Clique aqui e saiba mais!
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR) em 2025, até o final de fevereiro.

O preço do boi gordo passou a acumular queda em 2025, frente ao valor que encerrou 2024, enquanto o bezerro ficou praticamente estável no final de fevereiro.
O preço do boi gordo foi mais pressionado, para baixo, em fevereiro (clique aqui), apesar da expectativa de novo recorde de exportação de carne bovina do Brasil para o período do ano (clique aqui). As vendas no mercado interno, por outro lado, foram mais lentas (clique aqui), o que contribuiu para favorecer o ambiente de queda. Aliás, o mercado futuro do boi godo também foi pressionado negativamente em fevereiro, inclusive com o contrato para vencimento em maio voltando a se aproximar da mínima para o vencimento (clique aqui). Isso pode favorecer oportunidades interessantes, já que a perspectiva para o ano segue otimista!
Contudo, é importante destacar que o investidor Pessoa Física passou a liderar o saldo de posições vendidas nos contratos futuros do boi gordo no final de fevereiro (clique aqui), sugerindo um movimento de proteção no curto prazo.
O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) ficou praticamente estável no final de fevereiro frente ao valor que encerrou 2024, apesar da expectativa de alta ao longo do ano. E por falar em bezerro, o ágio da categoria de reposição em relação ao boi gordo caiu em fevereiro de 2025 frente ao mesmo período de 2024 e próximo na mínima ao longo de uma série iniciada em 2010. Clique aqui e confira!
O milho (Cepea) novamente foi o destaque de alta em fevereiro. O preço do grão acumula alta de 20,4% em relação ao valor que encerrou 2024, cotado acima de R$87,0 por saca. O mercado futuro do grão, contudo, precifica um cenário mais comedido para a segunda metade de 2025 (clique aqui)
A soja (Cepea, Paranaguá-PR) foi a que apresentou a maior queda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, com perda de 3,6% entre o final de fevereiro de 2025 e dezembro de 2024. O cenário para a soja segue mais desafiador, com a tendência no curto distinta em relação ao milho (clique aqui).
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!