Mercado

Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em agosto, de 2014 a 2023

O Farmnews atualizou os dados que comparam o preço do boi gordo, bezerro milho e soja nos meses de agosto ao longo dos últimos 10 anos, de 2014 a 2023.

Vale lembrar que o Farmnews também atualizou os dados da variação diária do preço do bezerro, boi gordo, milho e soja no acumulado do ano, até o fim de agosto. Clique aqui e confira!

A Tabela abaixo apresenta os dados médios do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) nos meses de agosto, de 2014 a 2023.

O preço do boi gordo em agosto de 2023 caiu quase 30,0% frente ao valor médio nominal praticado no mesmo período de 2022.

No caso do boi gordo foi a segunda queda consecutiva entre os meses de agosto, já que o valor de 2022 também ficou abaixo do preço médio nominal observado em 2021, como mostram os dados da Tabela acima. Foi a primeira vez que o boi gordo caiu por 2 anos consecutivos entre os meses de agosto.

O bezerro caiu 22,8% em agosto de 2023 frente a agosto de 2022 e igualmente caindo pelo segundo ano, em sequência. Aliás, essa maior queda do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição pressionou a relação de troca em agosto.

O indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo necessárias para a compra de um bezerro, em 2023, alcançou o maior valor para um mês de agosto. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Já o milho segue como o destaque negativo em 2022 e 2023, acumulando a maior queda frente as demais commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews. Apesar da exportação recorde na parcial de 2023 (clique aqui), a expectativa de uma oferta maior que a demanda (clique aqui) tem mantido as cotações do grão pressionadas.

A soja, após a forte queda no início de 2023, passou a ser o destaque positivo a partir da segunda metade do ano, acumulando a menor queda em agosto quando comparado a 2022, de 20,6%.

O preço da soja segue em alta, tanto no mercado físico como no futuro em agosto de 2023. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo