Mercado

Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em maio, de 2013 a 2023

O Farmnews comparou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em maio de 2023 frente ao mesmo período dos anos anteriores.

A Tabela a seguir apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) nos meses de maio, entre 2013 e 2023.

preço do boi gordo

O preço do boi gordo em maio de 2023 caiu 18,3% frente a maio de 2022, o que não era observado desde 2017.

Pois é, em 2023 a queda no preço do boi gordo foi a maior entre os meses de maio (clique aqui). Contudo, é importar observar em no ano de 2017, após um período de forte queda na primeira metade daquele ano, o preço apresentou alta na entressafra. É o que se espera em 2023, embora o mercado futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2023 siga bastante pressionado (clique aqui).

O bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) acumulou a menor queda em maio de 2023 frente ao mesmo período de 2022 quando comparado ao boi gordo, milho e a soja (Tabela). O preço da categoria de reposição acumulou o segundo ano consecutivo de queda entre os meses de maio, assim como aconteceu nos anos de 2016 e 2017. Nesse contexto, o importante é observar que em nenhum dos anos anteriores o preço do bezerro entre os meses de maio caiu por 3 anos na sequência, o que reforça uma perspectiva mais otimista para 2024.

O Farmnews também atualizou os dados do preço do bezerro avaliado em Reais por cabeça, entre os meses de maio ao longo da última década. Clique aqui e confira!

O preço do milho e da soja em maio de 2023 caiu 33,4% e 28,6%, respectivamente comparado ao mesmo período do ano anterior. Aliás, por falar nos grãos, o preço da soja foi o que acumulou a menor perda em maio de 2023, com o boi gordo, bezerro e o milho, por outro lado, caindo mais de 10,0% no mês. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo