Mercado

Preço do boi gordo e do bezerro segue descolado da inflação

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço boi gordo, bezerro e do indicador de inflação (IGP-M) entre os meses de agosto, de 2022 e 2023.

Os dados mostram que o descolamento entre a variação da inflação e o preço do animal pronto para o abate segue aumentando, mostrando uma maior queda do mercado pecuário frente ao IGP-M (primeira Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do indicador de inflação, IGP-M, entre os meses de agosto, de 2022 e 2023.

Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo entre os meses de agosto, de 2022 e 2023, ficou negativa em 29,7%, queda maior que a do bezerro (22,8%) e da inflação, medida pelo IGP-M, que caiu 7,2% no período.

Essa maior queda do preço do animal pronto para o abate na base anual de comparação, ou seja, entre agosto de 2022 e agosto de 2023, frente ao indicador de inflação e ao bezerro, reforçam a preocupação do pecuarista com relação ao custo de produção.

E por falar em custo de produção, o ágio do bezerro em relação ao boi gordo subiu pelo quarto mês consecutivo na parcial de setembro de 2023 e alcança maior patamar desde outubro de 2021. Clique aqui e confira!

O fato é que apesar da forte queda no ano, a expectativa para os meses finais de 2023 é de uma recuperação, ainda que comedida, dos preços do mercado pecuário. O mercado futuro do boi gordo no início de setembro já mostra uma perspectiva melhor de valores frente aos patamares atuais. Isso porque o preço futuro do boi gordo voltou a acumular forte alta, projetando um cenário de valorização para os vencimentos entre setembro de 2023 a maio de 2024. Clique aqui!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Considerando um período maior de tempo (segunda Figura), a queda no preço tanto do boi gordo como do bezerro já supera o indicador de inflação. É importante observar que o preço do mercado pecuário já se aproxima, inclusive, dos patamares pré-covid-19, no início de 2020, devolvendo praticamente toda alta acumulada ao longo do período.

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do indicador de inflação, IGP-M, entre janeiro de 2020 e agosto de 2023.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo, valores médios nominais, nos meses de setembro, nos últimos 10 anos, de 2014 a parcial de 2023. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo