Preço do boi gordo no 1º e 2º semestre: compare dados de 2010 à parcial de 2025

O Farmnews comparou os dados do preço do boi gordo no 1º e 2º semestre entre os anos de 2010 e a parcial de 2025.
Afinal, quanto variou o preço do animal pronto para o abate na segunda metade de cada ano em relação ao valor praticado no 1º semestre, desde 2010?
Como temos comentado, a expectativa é de valorização no preço do animal pronto para o abate nos próximos anos e, nesse sentido é importante avaliar como se comportaram os preços do animal pronto para o abate nos anos anteriores (Tabela).
A Tabela apresenta os valores médios do preço nominal do boi gordo (Cepea) no 1º e 2º semestre entre os anos de 2010 e a parcial de 2025, em Reais por arroba.

O preço do boi gordo no 2º semestre de 2024 voltou a subir em relação a primeira metade daquele ano, interrompendo 3 anos consecutivos de queda no período.
É interessante observar que, a exemplo do que ocorreu entre 2018 e 2020, quando o preço no 2º semestre subiu em relação ao 1º semestre, é esperada um novo ciclo de valorização em 2025 e 2026.
O abate de fêmeas em ritmo (clique aqui) recorde fortalece a expectativa de um ciclo de alta com preços em patamares mais altos e igualmente mais prolongado. Essa é nossa expectativa, ainda mais quando avaliamos uma demanda, principalmente internacional cada vez mais aquecida e um mercado interno com potencial de recuperação.
E quando o assunto é o potencial de alta no ciclo pecuário de longo prazo atual, é importante avaliar os dados históricos do preço corrigido do bezerro (clique aqui), como também do preço corrigido do boi gordo entre 2010 e a parcial de junho de 2025. Clique aqui e confira!
Vale igualmente destacar que a exportação de carne bovina do Brasil, caso o embarque diário permaneça próximo do praticado até a primeira metade de junho, deve renovar o recorde de venda para o período do ano em 2025. Clique aqui!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!