Mercado

Preço do boi gordo no 1º semestre, em 10 anos, de 2014 à parcial de 2023

O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo no 1º semestre, entre os anos de 2014 e a parcial de 2023.

O importante é destacar que a queda no preço do boi gordo na primeira metade de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior, foi maior que a perda observada em 2017. Como ilustram os dados da primeira Figura, o preço nominal do boi gordo nos primeiros 6 meses de 2023, faltando poucos dados para encerrar o período (apenas uma semana), caiu 17,3% quando comparado ao mesmo período de 2022.

A Figura apresenta dados da variação do preço nominal do boi gordo no 1º semestre, entre 2015 e a parcial de 2023 (média até o dia 23 de junho).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A queda no preço do boi gordo no 1º semestre de 2023, parcial até 23 de junho, foi de 17,3% frente a primeira metade de 2022, queda muito maior que em 2017, de 9,7%.

Vale igualmente observar que no ciclo de baixa anterior, em 2017, o preço do boi gordo voltou a se recuperar no ano anterior, o que se espera que aconteça no ciclo atual, com a gradativa recuperação no preço do mercado pecuário, principalmente com a valorização da reposição, o que reflete na diminuição da venda de vacas e a menor oferta total de animais para o abate. Isso pensando do lado da oferta, pois no caso da demanda, a expectativa é que o consumo interno melhore, assim como já pode ser observado para o mercado externo (clique aqui).

Nesse aspecto, clique aqui e confira dados do ritmo de abate de vacas no Brasil e clique aqui para avaliar o comportamento de preço do bezerro no longo prazo.

O fato é que apesar do preço do boi gordo acumular ganho na parcial de junho frente ao valor que encerrou maio de 2023, valor médio da parcial do mês foi o menor em quase 3 anos. Clique aqui e confira os preços médios mensais do valor da arroba ao longo dos últimos anos.

A Figura ilustra a evolução nominal do preço do boi gordo (Cepea), no 1º semestre, avaliado em Reais por arroba, entre os anos de 2014 e a parcial de 2023 (média até o dia 23 de junho).

preço do boi gordo no 1º semestre
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço médio do boi gordo (Cepea) no 1º semestre de 2023 (média até o dia 23) foi de R$275,7 por arroba, a menor média nominal desde 2020 (R$200,2 por arroba).

É importante destacar também que as quedas no preço do boi gordo são proporcionalmente menores que as altas, o que reflete na continuidade do movimento de alta do mercado pecuário, pensando em um super ciclo de alta, como temos discutido no Farmnews. O ponto de atenção é com relação aos custos de produção e as margens da atividade. Isso porque preços mais altos não necessariamente implicam em margens maiores.

O Farmnews também atualizou os dados da relação do preço do boi gordo e da quantidade de bovinos abatidos na parcial de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo