Preço do boi gordo no ciclo de baixa, em 2017 e 2023: algo comum?
O preço do boi gordo renovou a mínima em maio e caiu frente ao mesmo período do ano anterior pela primeira vez desde 2017.
O Farmnews apresenta os dados do último ciclo de queda entre os meses de maio, que aconteceu justamente em 2017 para buscarmos uma referência histórica e uma melhor perspectiva para 2023. E para adiantar, vale lembrar que em 2017, após uma primeira metade do no em queda, o preço do boi gordo apresentou alta na entressafra. Mas será que isso deve voltar a acontecer em 2023? Nossa expectativa é que sim, mas vamos aos dados históricos!
O fato é que a queda do boi gordo ficou acima de 10,0% pela primeira vez no ano (Figura), sob efeito da maior oferta e escalas de abate mais confortáveis para a indústria. Diante desse cenário, a pressão negativa nos preços aumentou nesse pico de safra.
O mercado futuro que vinha antecipando a queda (clique aqui) e passou por um movimento de correção após as fortes baixas, volto a cair. Em relação ao mercado futuro, o importante é avaliar as perspectivas quanto ao segundo semestre, uma vez que o preço especialmente para outubro, segue precificado abaixo da cotação no mercado físico. Em outras palavras, em maio, o cenário de preço futuro não trabalha com alta de preço na entressafra. E por falar em safra e entressafra, a Figura a seguir ilustra o comportamento do preço do boi gordo dentro de cada ano e a evolução dos valores, incluindo o período de safra e entressafra ao longo dos últimos anos.
A Figura ilustra o comportamento mensal do preço nominal do boi gordo (Cepea), entre os anos de 2019 e a parcial de maio de 2023, até o dia 24, em Reais por arroba.
O preço do boi gordo alcançou a mínima do ano no final de maio (24), com queda de 10,3% no acumulado de 2023.
Contudo é importante avaliar também o comportamento de preço do boi gordo no ano de ciclo de baixa anterior, em 2017, quando naquele ano, a exemplo do ano de 2023, o preço caiu entre os meses de maio, como destaca a segunda Figura.
A Figura apresenta a variação do preço do boi gordo (Cepea) entre os meses de maio, entre 2014 e a parcial de 2023.
Na parcial de maio de 2023, o preço médio ficou 17,1% abaixo da média nominal (Cepea) de maio de 2022. A última queda entre os meses de maio aconteceu em 2017 e é interessante observar como o preço evoluiu ao longo daquele ano (última Figura).
A Figura ilustra o comportamento mensal do preço nominal do boi gordo (Cepea), entre os anos de 2017 2018, em Reais por arroba.
No entanto, após uma forte pressão de queda na primeira metade daquele ano, de 2017, o preço do boi gordo subiu no segundo semestre. Claro, isso foi em 2017, no ciclo de queda anterior, mas é importante resgatar a história e mostrar que os preços tendem a mostrar recuperação, principalmente quando o mercado de reposição voltar a melhorar.
O Farmnews atualizou também os dados do preço do boi gordo em dólares nos meses de maio, ao longo de 10 anos, de 2014 a parcial de 2023. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!