Preço do boi gordo, suíno e frango no final de maio: foco no efeito da gripe aviária

O Farmnews comparou a variação acumulada do preço do boi gordo, suíno vivo e do frango ao longo de 2025, até a parcial de maio (28).
Após quase 15 dias da divulgação do caso de gripe aviária no País, o preço do frango congelado no atacado paulista apresentou um movimento de queda mais expressivo (primeira Figura). Isso porque até maio (27), o preço do frango se mantinha relativamente estável. Contudo, em maio (28) o preço caiu mais de 5,0%, cotado a R$8,19 por kg, o menor patamar desde o início de fevereiro (R$8,17 por kg).
A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), suíno vivo (Cepea, São Paulo) e do frango congelado no atacado paulista (Cepea), ao longo de 2025.

O preço do boi gordo (Cepea) acumulou queda de 3,9% no acumulado até maio (28), quando comparado ao valor que encerrou 2024, perda maior que a observada para o frango congelado, de 2,2% no período.
A queda no preço do frango no final de maio inclusive pressionou, para baixo, a média nominal de maio que, vinha renovando a máxima histórica (clique aqui) e, passou a cair, ainda que ligeiramente, em relação ao mês anterior (segunda Figura).
Apesar da tendência de queda no curto prazo, os valores da carne de frango congelado no mercado interno seguem nos maiores valores nominais. Os efeitos ainda são incertos, especialmente devido ao período de suspensão das exportações de carne de frango do País. E por falar no assunto, pelo menos até a quarta semana de maio, ainda que seja cedo para apurar os efeitos das sanções no embarque de carne de frango do Brasil, a média diária de vendas permanecia estável e próxima da praticada no mesmo período de 2024 (clique aqui).
A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do frango congelado no atacado paulista (Cepea), em Reais por kg, entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (média até o dia 28).

O Farmnews também apresentou os dados que mostram a evolução das exportações de carne de frango do Brasil no acumulado até abril, entre 2018 e 2025 (clique aqui) e também quais e qual a importância dos principais países compradores de carne de frango do Brasil (clique aqui).
E mudando de assunto, o Farmnews apresenta os dados do preço da carne bovina do Brasil, por país importador, no acumulado até abril, em 2024 e 2025. Afinal, entre os maiores compradores de carne bovina do Brasil, você sabe aqueles que pagam mais pelo produto brasileiro? Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!