Preço do boi gordo: variação entre os meses de maio e outubro, dados de 15 anos!

O Farmnews apresentou os dados da variação do preço do boi gordo entre os meses de maio e outubro em 15 anos, desde 2010.
Em maio, o Farmnews apresentou os dados históricos do preço nominal do boi gordo nos meses de maio e junho, desde 2010 e também o quanto variou o preço médio do animal pronto para o abate de um mês para o outro. Clique aqui e relembre. E agora vamos apresentar o mesmo estudo comparando o preço de maio e outubro (primeira Figura), afinal de contas, quando o assunto é o mercado futuro do boi gordo, o contrato para outubro ganha cada vez mais atenção.
Como tem destacado no Farmnews, apesar da atual pressão negativa no preço do boi gordo (clique aqui), o mercado futuro precifica gradativa recuperação no valor da arroba ao longo de 2025, com o vencimento para outubro oscilando em torno de R$340,0 por arroba, o que representa uma alta em torno de 10,0% frente ao valor médio de maio. E aí vem a pergunta: considerando os dados históricos, quanto variou o preço de outubro em relação a maio e, em especial nos ciclos de alta de preços?
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, nos meses de maio e outubro, entre 2010 e 2024.

O preço do boi gordo em outubro, considerando os dados entre 2010 e 2024 foi, em média, 4,3% maior que o valor praticado em maio.
Apesar da média relativamente baixa quando avaliamos os dados dos últimos 15 anos, é importante destacar que a variação entre maio e outubro chegou a alcançar patamares acima de 30,0% (segunda Figura). Aliás, a alta entre maio e outubro ficou acima de 30,0% em 2 oportunidades, tanto em 2020 como em 2024, considerando a série iniciada em 2010.
A Figura ilustra a variação do preço médio nominal do boi gordo entre os meses de maio e outubro de cada ano, entre 2010 e 2024, segundo do Cepea.

E vale lembrar também que a queda de 13,2% em 2021 se refere ao período do caso da vaca louca atípica e do consequente embargo da carne bovina brasileira para a China. Em outras palavras, o correto seria excluir da análise o ano de 2021. E, desconsiderando o ano de 2021, o preço do boi gordo nos meses de outubro foi, em média, 6,7% maior que o valor médio nos meses de maio (série desde 2010).
O interresante é observar que os últimos anos tem mostrado uma amplitude de variação maior no preço do boi gordo e, reforçando que estamos avaliando valores relativos (não absolutos). Essa maior amplitude de variação confirma um cenário de preços mais voláteis, não apenas no mercado futuro como também no mercado físico. Em outras palavras, em anos de alta os preços mostram um maior descolamento para cima, assim como nos anos de baixa, os valores têm caído mais quando comparado aos anos anteriores.
O Farmnews também atualizou os dados da variação do preço do boi gordo frente ao mesmo período do ano anterior entre 2020 e a parcial de maio de 2025. Clique aqui e confira!
Afinal, entre os principais países importadores de carne bovina em abril de 2025, qual deles pagam mais pelo produto brasileiro? Diante do cenário de preço em recuperação e dos patamares recordes de embarque de carne bovina do Brasil, um dos leitores perguntou sobre o preço pago entre nossos principais países importadores. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!