Preço do boi gordo: variação histórica entre os meses de maio e junho

O Farmnews apresentou os dados da variação do preço do boi gordo entre os meses de maio e junho em 15 anos, desde 2010.
Afinal, como historicamente, variou o preço do boi gordo entre os meses de maio e junho, ao longo dos últimos 15 anos, desde 2010?
Com o mês de maio caminhando para o final, as atenções se voltam para o comportamento de preço do boi gordo em junho. É interessante avaliar também o comportamento de preço do boi gordo em 2024 que, até a primeira metade de junho, foi mais pressionado (primeira Figura). Mas, como temos destacado, embora cada ano seja um ano diferente, com suas particularidades, o momento ainda não favorece a alta nos preços do boi gordo, seja pelo período da safra, como pelas incertezas quanto ao impacto da gripe aviária no preço do mercado doméstico de carnes como um todo (clique aqui).
Aliás, até o momento o preço do frango congelado segue renovando a máxima nominal histórica na parcial de maio de 2025 (clique aqui), mas ainda é cedo para os efeitos práticos da queda nas exportações.
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba ao longo de 2024 e 2025.

O fato é que, tradicionalmente, o preço do animal pronto para o abate em junho é pouco menor que o valor praticado em maio. Em uma série de 15 anos, ou seja, de 2010 a 2024, o preço do boi gordo nos meses de junho apresentou alta em relação a maio em apenas 5 oportunidades. Nos outros 10 anos o valor médio caiu frente a maio. Contudo, a queda foi relativamente pequena, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, nos meses de maio e junho, entre 2010 e a parcial de 2025 (maio, até o dia 20).

O preço do boi gordo em junho, considerando os dados entre 2010 e 2024 foi, em média, 0,9% abaixo do valor praticado em maio.
Apesar da média negativa, ou seja, indicando uma tendência de queda nos meses de junho em relação a maio, ainda que relativamente pequena, a variação do preço em junho frente a maio oscilou entre a alta de 4,3% em 2020 e uma queda de 5,7% em 2023 (terceira Figura).
A Figura ilustra a variação do preço médio nominal do boi gordo entre os meses de maio e junho de cada ano, entre 2010 e 2024, segundo do Cepea.

É importante destacar que apesar da volatilidade, o mercado futuro do boi gordo, especialmente para os contratos com vencimento no final de 2025, acumulou alta desde que o caso da gripe aviária foi divulgado, o que reforça a expectativa otimista mesmo em um cenário de instabilidade no curto prazo (clique aqui).
E mudando de assunto, o Farmnews apresentou os dados que mostram a importância dos maiores importadores de carne bovina do Brasil entre 2018 e 2025, dados até abril. Clique aqui e confira! O fato é que, apesar da China liderar, de longe, o rank dos maiores importadores de carne bovina do Brasil, sua importância tem gradativamente diminuído ao longo dos últimos anos, não pela queda na compra do país asiático, mas pelo maior aumento na demanda de países como EUA (clique aqui), Filipinas, México (clique aqui) etc.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!