Mercado

Queda no preço do milho se intensifica em outubro

A queda no preço do milho se intensifica em outubro de 2018 e já acumula perda acima de 12% na parcial do mês.

A posição mais ativa de vendedores e o menor interesse comprador continuam pressionando as cotações do milho no mercado brasileiro, de acordo com informações do Cepea.

Entre os dias 19 e 26 de outubro, o indicador Cepea/Esalq caiu 1,9%, fechando a R$34,55 por saca de 60 kg na sexta-feira, 26. Na parcial de outubro (até o dia 26), o recuo é de 12,31%.

A Figura a seguir ilustra o comportamento diário do preço do milho em 2018, até a parcial de outubro, segundo dados do indicador Cepea/Esalq.

 

preço do milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, o preço do milho acumula a maior queda dentre as commodities avaliadas pelo Farmnews em outubro de 2018 (clique aqui). Isso porque até a parcial do mês, dia 26, o milho acumulava queda de 12,3%, enquanto a soja acumulava queda de 8,3% e o boi gordo de 2,8%. O único que apresentou alta de preços em outubro, até a parcial do dia 26, foi o bezerro, com alta de 7,6%.

Quanto às exportações, seguem inferiores às do ano passado. Isso porque nos primeiros 14 dias úteis de outubro, foram embarcadas 2,27 milhão de toneladas de milho, com média diária de 174,4 mil toneladas, segundo a Secex. Caso este ritmo permaneça até o fim do mês, podem ser exportadas mais de 3,87 milhões de toneladas, volume 23% menor que o de outubro de 2017.

Vale destacar também que o custo de produzir milho e soja na safra 2018/19 deve ser maior devido ao efeito da desvalorização do Real e do frete.

O fato é que o efeito desfavorável do câmbio, com a desvalorização do Real frente ao dólar em 2018 (clique aqui) e o frete devem impactar nos preços dos insumos agrícolas e, por consequência, no custo de produzir milho e soja na safra 2018/19.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo