O Farmnews comparou o preço esperado do boi gordo para 2026, até outubro, frente a média praticada no mesmo período do ano anterior no início de dezembro.
Afinal, qual a expectativa de alta ou baixa do preço esperado do boi gordo na B3 para 2026 em relação ao que foi observado no mesmo período do ano anterior?
Vale lembrar que o mercado futuro do boi gordo voltou a subir forte em dezembro (2), mas ainda mantém uma expectativa de estabilidade comparado ao físico para dezembro e uma gradativa recuperação ao longo de 2026, com destaque para os vencimentos a partir da segunda metade de 2025, quando o preço da arroba voltou a ser cotado em torno de R$350,0 por arroba. Clique aqui e saiba mais!
O fato é que, embora os contratos com vencimento em 2026, especialmente daqueles negociados na segunda metade do ano, apresentem pouca liquidez, seguem cotados em patamares muito acima dos valores observados (média Cepea) no mesmo período de 2025, como mostram os dados da Figura abaixo.
A Figura ilustra a expectativa do preço futuro do boi gordo (B3) para vencimento entre dezembro de 2025 e outubro de 2025 e o respectivo valor médio nominal (Cepea) observado no mesmo período do ano anterior, em Reais por arroba.

O preço esperado do boi gordo para 2026 mantém uma expectativa de alta mais consistente a partir da segunda metade do ano, com o valor para outubro de 2026, por exemplo, cerca de R$40,0 por arroba acima da média nominal (Cepea) de outubro de 2025.
Os contratos para 2026, principalmente daqueles com vencimento mais distante, apresentam pouca liquidez, ou seja, poucos negócios e contratos em aberto. E isso merece atenção! Com o aumento da demanda pelos investidores para esses vencimentos, a volatilidade tende a aumentar, mas algo é certo. Em um cenário em que não aconteça nada de anormal, seja político, sanitário etc, os preços em 2026 devem ficar acima de 2025. Por outro lado, se essa alta será maior ou menor que a esperada em dezembro (Figura acima) ainda não sabemos. O que sabemos é que a expectativa é otimista para o próximo ano.
Nesse contexto, cabe ao pecuarista avaliar o momento de se proteger e os períodos de vencimento que vale a pena ficar exposto, considerando tanto a expectativa de curto prazo como de longo prazo, pois o mercado oferece oportunidades de proteção e especulação. É preciso planejamento, estratégia e cautela.
É importante observar o comportamento de preço no mercado futuro, como referência, mas é ainda mais importante avaliar os fundamentos do mercado pecuário. No entanto, como a volatilidade é alta no curto prazo, mesmo em um cenário de alta, os movimentos especulativos pontuais podem colocar em risco uma estratégia vencedora e isso é muito frustrante!
E por falar em fundamento do mercado pecuário, o Farmnews atualizou os dados que mostram o comportamento do preço corrigido do bezerro desde 2010 (clique aqui). Os preços do bezerro se aproximaram da máxima histórica em 2025 (clique aqui) e a expectativa de alta ainda mais consistente em 2026, o que deve manter o preço do animal pronto para o abate igualmente firme e valorizado.
A exportação recorde em 2025 (clique aqui) deve seguir firme em 2026, apesar das incertezas com relação a China, como temos discutido no Farmnews (clique aqui) e a entrada de novos países compradores, como a Indonésia (clique aqui), Vietnã e o aumento da demanda de países da UE (clique aqui), EUA (clique aqui) etc.
O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de novembro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




