Mercado

Preço futuro do boi gordo: ágio frente ao físico segue em queda no fim de junho

O Farmnews Indica

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 caiu pelo terceiro dia consecutivo, diminuindo o ágio frente ao físico em junho (26).

O mercado futuro do boi gordo para outubro de 2025, após um início de semana em alta (clique aqui), acumulou 3 dias consecutivos de perda em junho (26), inclusive abaixo de R$340,0 por arroba e mais próximo do valor atual da referência no físico, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre junho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 26 de junho, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

Como temos destacado em junho, o mercado físico segue mais firme comparado ao mercado futuro do boi gordo que, resistem em precificar alta mais consistente para os meses finais do ano, período em que tradicionalmente o preço é mais alto. O Farmnews inclusive comentou as possíveis causas de um mercado futuro “andando de lado”, oscilando entre perdas e ganhos. Clique aqui e saiba mais!

O fato é que a diferença entre o preço esperado e o valor atual da arroba, para outubro, tem diminuído (segunda Figura), o que pode significar um momento mais oportuno para aqueles que operam no mercado futuro do boi gordo e acreditam no movimento de alta mais consistente do mercado pecuário ao longo da segunda metade do ano.

E por falar no preço esperado na segunda metade de 2025, o Farmnews comparou os dados históricos do preço médio do boi gordo na primeira e segunda metade de cada ano, desde 2010. Clique aqui e confira.

A Figura ilustra a evolução diária da diferença entre o preço esperado para outubro de 2025 e o valor atual do boi gordo no mercado físico (Cepea), em Reais por arroba, ao longo do ano.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

A diferença entre o preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 e o valor atual da arroba caiu para o menor patamar desde o final de abril.

O preço do boi gordo (Cepea), embora acumule queda frente ao valor que encerrou 2024, na parcial de junho (26) subiu 3,1% quando comparado a cotação observada no final de maio. Na mesma base de comparação, ou seja, entre a parcial de junho (26) e o final de maio, o preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 caiu 2,2%

A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3) para outubro de 2025, em Reais por arroba, ao longo do ano.

Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

É importante destacar também que o preço do bezerro segue descolado do boi gordo, mas a diferença entre as categorias ficou mais estável em junho, com a recuperação do preço do animal pronto para o abate. Clique aqui e confira!

E por falar no preço do bezerro e do boi gordo, o Farmnews apresentou os dados históricos do preço nominal, média animal, tanto da categoria de reposição (clique aqui), como do animal pronto para o abate (clique aqui), ao longo de 25 anos.

Vale lembrar que o custo da reposição do rebanho vem aumentando gradativamente ao longo dos anos, ou seja, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado vem caindo, indicando que o bezerro tem acumulado valorização maior que o do boi gordo. Clique aqui e confira os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0 arrobas entre 2020 e a parcial de 2025.

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo Whatsapp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo