Mercado

Preço futuro do boi gordo encerra semana de junho (20) em alta

O Farmnews Indica

O preço futuro do boi gordo subiu em junho (20), mas o contrato para outubro ainda acumula leve queda no mês, ao contrário do físico.

Apesar da alta em junho (20), o mercado futuro do boi gordo segue acumulando leve queda no mo mês, ao contrário do mercado físico, em recuperação (primeira Figura).

Como temos destacado, essa maior firmeza do mercado físico em relação ao futuro refletiu na queda da diferença entre o preço esperado e atual da arroba, especialmente para os contratos com vencimento nos meses finais do ano. O Farmnews destacou o assunto mostrando que em junho (18) o ágio do preço esperado para outubro ter caído praticamente para metade do que era esperado no início do mês (clique aqui).

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 (valor de ajuste) foi cotado a R$337,4 por arroba em junho (20), enquanto no final de maio o valor era de R$339,9 por arroba, ou seja, acumulando leve queda de 0,7%.

Na mesma base de comparação, a referência do mercado futuro no físico (Datagro) subiu 4,7% e o indicador Cepea apresentou alta de 2,7%.

O fato é que em junho o ágio entre o preço esperado do boi gordo diminuiu, apesar da expectativa otimista para a segunda metade do ano, o que pode indicar um momento de oportunidade para aqueles os investidores com estratégia de “compra”.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre junho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 20 de junho, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e Datagro (elaborado por Farmnews)

O Farmnews atualizou os dados que comparam o preço médio do boi gordo entre a segunda e a primeira metade de cada ano (clique aqui), o que mostram uma expectativa de continuidade de valorização, assim como ocorreu no ciclo de alta anterior. A mesma análise foi feita com o preço do bezerro (clique aqui).

E vale reforçar o fato que o abate de fêmeas em ritmo (clique aqui) recorde fortalece a expectativa de um ciclo de alta com preços em patamares mais altos e igualmente mais prolongado. O Farmnews inclusive ressaltou o fato da recuperação no preço do bezerro desde o final de 2024 ainda não ser refletida na queda no ritmo de abate de fêmeas, o que merece atenção (clique aqui).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo Whatsapp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo