Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de dezembro (18)

O Farmnews atualizou os dados que comparam o preço futuro do boi gordo com a referência no físico, em dezembro (18).

O fato é que o mercado futuro do boi gordo, pelo menos os contratos com vencimento entre dezembro de 2023 e julho de 2024, voltaram a ficar abaixo da referência Cepea em dezembro (18), como mostram os dados da Figura abaixo. Contudo, o cenário para a segunda metade de 2024 é mais otimista, com o preço esperado da arroba entre agosto e outubro de 2024 acima da cotação no mercado físico.

É importante observar que o preço do boi gordo segue em recuperação em dezembro de 2023, alcançando média próxima de R$250,0 por arroba, o que não é observado desde julho (clique aqui). Essa recuperação do preço do boi gordo no mercado físico, em dezembro, não foi acompanhada pelo mercado futuro do boi gordo, pelo menos até a parcial do mês (dez, 18).

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre dezembro de 2023 e outubro de 2024, em Reais por arroba, no dia 18 de dezembro.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para vencimento entre dezembro de 2023 e julho de 2024 voltou a ficar abaixo da referência Cepea em dezembro (18).

Pois é, embora o primeiro semestre de 2024 possa ainda ser mais pressionado devido a fase do ciclo pecuário, uma gradativa melhora ao longo da segunda metade do ano é esperada. Aliás, os dados do mercado futuro do boi gordo mostram que os preços a partir de agosto de 2024 superam a média nominal observada no mesmo período de 2023 (segunda Figura).

A Figura a seguir compara o preço médio nominal do boi gordo (Cepea) em 2023 com o valor esperado no mercado futuro (B3) no mesmo período de 2024, em dezembro (18), em Reais por arroba.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

Como mostram os dados acima, a partir de agosto, o preço esperado do boi gordo foi cotado acima da média nominal praticada no mesmo período de 2023, ao contrário do que acontece nos meses anteriores, entre dezembro de 2023 e julho de 2024.

Não podemos deixar de mencionar que o preço do boi gordo caiu muito especialmente em agosto e setembro de 2023, pressionado por uma maior oferta de animais para o abate recorde no período. E por falar no assunto, o abate de bovinos segue alta, com a oferta de animais para o abate no 3º trimestre de 2023 alcançando patamares recordes (clique aqui). O abate de vacas (clique aqui) contribui para o maior ritmo de abate e a oferta de fêmeas para o abate deve cair com a melhora do preço da reposição.

E por falar no preço do bezerro, clique aqui e confira os dados médios mensais da categoria ao longo dos últimos anos!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo