Preço futuro do boi gordo frente ao físico: julho iniciou em queda

O Farmnews atualizou os dados do preço futuro do boi gordo para 2025 em relação ao físico no início de julho.
O mercado futuro do boi gordo iniciou o mês de julho mantendo a trajetória de queda dos últimos dias, pressionado pelo reflexo no físico. O mercado físico caiu também devido a maior oferta de animais para o abate em um período piora nas condições das pastagens.
Apesar de iniciar o mês de julho em queda, o preço do boi gordo no mercado físico foi o destaque de alta entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews no mês anterior, com alta de 3,7% frente ao valor que encerrou maio. Clique aqui e confira a variação acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo da primeira metade de 2025.
O fato é que o preço esperado do boi gordo para outubro de 2025, por exemplo, acumulou o sexto dia consecutivo de queda em julho (1) e no menor patamar desde meados de maio (primeira Figura).
A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para outubro (BGIV25), segundo dados da B3, em Reais por arroba, ao longo de 2025.

O preço futuro do boi gordo para outubro de 2025 acumulou o sexto dia consecutivo de perda no início de julho, cotado a R$332,9 por arroba.
Como temos comentado é importante analisar o contexto de curto de prazo para avaliar as oportunidades que podem surgir, especialmente no mercado futuro. Claro, estamos falando de um mercado volátil e que oscila muitas vezes muito rápido. Mas quedas pontuais não alteram o cenário de longo prazo, de valorização.
A volatilidade é parte fundamental do mercado e é justamente por isso que estratégia e gestão de risco são fundamentais. Mas a volatilidade e esses ajustes pontuais de preço podem sim ser oportunidade importante nesse mercado. Vale acompanhar e ficar atento!
Nesse contexto, o Farmnews destacou também para as possíveis causas de um mercado futuro “andando de lado”, oscilando entre perdas e ganhos, apesar da expectativa otimista para a segunda metade do ano. Clique aqui e saiba mais!
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre julho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 1 de julho, considerando os valores do ajuste.

Vale lembrar que o custo da reposição do rebanho vem aumentando gradativamente ao longo dos anos, ou seja, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado vem caindo, indicando que o bezerro tem acumulado valorização maior que o do boi gordo. Clique aqui e confira os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0 arrobas entre 2020 e a parcial de 2025.
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo Whatsapp!