Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico no final de junho

O Farmnews Indica

O Farmnews atualizou os dados do preço futuro do boi gordo para 2025 em relação ao físico no final de junho.

Vale destacar que o preço do boi gordo (Cepea) no mercado físico foi o destaque de alta entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews em junho, com alta de 3,7% frente ao valor que encerrou maio. Clique aqui e confira a variação acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo da primeira metade de 2025.

E enquanto o preço do boi gordo no mercado físico acumulou ganho em junho, por outro lado, o mercado futuro do boi gordo caiu. O contrato para vencimento em outubro de 2025, por exemplo, encerrou junho cotado a R$333,6 por arroba, valor 1,8% menor que o valor que encerrou maio (primeira Figura).

A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para outubro (BGIV25), segundo dados da B3, em Reais por arroba, ao longo de 2025.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O preço futuro foi mais pressionado ao longo de junho, ao contrário do mercado físico que mostrou recuperação ao longo do mês.

O Farmnews inclusive tem destacado que a queda no mercado futuro e um mercado do boi gordo mais firme ao longo do mês refletiu na queda da diferença entre o preço esperado e atual da arroba (clique aqui), o que pode significar um momento mais oportuno para aqueles que esperam alta mais significativa no preço do boi gordo nos meses finais do ano.

O Farmnews destacou também para as possíveis causas de um mercado futuro “andando de lado”, oscilando entre perdas e ganhos, apesar da expectativa otimista para a segunda metade do ano. Clique aqui e saiba mais!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre junho de 2025 e fevereiro de 2026, em Reais por arroba, no dia 30 de junho, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

Vale lembrar que o custo da reposição do rebanho vem aumentando gradativamente ao longo dos anos, ou seja, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado vem caindo, indicando que o bezerro tem acumulado valorização maior que o do boi gordo. Clique aqui e confira os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo de 20,0 arrobas entre 2020 e a parcial de 2025.

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo Whatsapp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo