Preço futuro do boi gordo oscila, mas outubro novamente sobe forte em maio (20)

O preço futuro do boi gordo oscilou entre perdas e ganhos ao longo de maio (20), mas prevaleceu a alta, especialmente para os contratos que vencem nos meses finais de 2025.
Como temos destacado, apesar da volatilidade, prevalecendo um período de maior especulação após o caso da gripe aviária (clique aqui), o mercado futuro do boi gordo permanece projetando gradativa recuperação para os contratos com vencimento nos meses finais do ano.
O contrato para vencimento em outubro de 2025, por exemplo, subiu pelo segundo dia consecutivo (Figura), enquanto o contrato com vencimento para maio encerrou o pregão praticamente estável, apesar do vai e vem do valor das negociações, para cima e para baixo. Aliás, a volatilidade prevaleceu para todos os contratos em aberto, com destaque aos de maior liquidez, como maio e outubro.
É interessante observar que a maior valorização, no dia (20), aconteceu para os vencimentos nos últimos meses de 2025. Isso mostra que, de acordo com as negociações no mercado futuro do boi gordo, a pressão negativa tende a ser pontual e mais restrita ao período de safra. O sentimento é que o mercado se mostra mais receoso em precificar valores mais baixos que o praticado nos últimos dias, especialmente para os vencimentos entre outubro e dezembro. Pelos menos é o que o mercado futuro do boi gordo tem sugerido.
A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo (B3), em Reais por arroba, para vencimento em outubro de 2025.

O preço futuro do boi gordo para o vencimento em outubro já recuperou a queda observada no dia da divulgação do caso da gripe aviária, voltando a se aproximar de R$340,0 por arroba.
Como temos destacado, cada ano é um ano, com suas particularidades e comportamentos distintos. No entanto, é interessante observar que em 2024 o preço do boi gordo, no mercado físico, passou a subir a partir da segunda metade de junho (segunda Figura). Vamos ver em 2025.
A Figura ilustra a evolução nominal diária do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

E mudando de assunto, o Farmnews apresentou os dados do ágio do preço da carne bovina exportada do Brasil em relação ao preço do boi gordo na parcial de maio. Clique aqui e confira os dados!
E é sempre importante reforçar que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil, até a primeira metade de maio, sinalizam que nova máxima para o período do ano possa ser alcançada em 2025. Isso porque, na parcial até o final da terceira semana de maio de 2025 (11 dias úteis), a média diária de exportação de carne bovina in natura do Brasil foi de 11,18 mil toneladas, valor 10,8% acima da média diária de maio de 2024 (21 dias úteis), de 10,09 mil toneladas). Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!