Mercado

Preço futuro do boi gordo para outubro abaixo do físico em julho: exagero?

O preço futuro do boi gordo segue cotado abaixo do mercado físico em julho (21), para os contratos com vencimento entre julho e outubro de 2023.

O mercado futuro do boi gordo foi bastante pressionado ao longo de julho, mantendo o preço esperado do boi gordo para outubro de 2023, por exemplo, abaixo da cotação no mercado físico no mês (Figura), voltando inclusive a ficar próximo da mínima para o vencimento. Clique aqui e confira a evolução do preço esperado do boi gordo para outubro de 2023!

Esse cenário, que projeta o valor do boi gordo na segunda metade de 2023 abaixo do valor praticado em julho, parece exagerado, embora reflita um momento atual de vendas mais fracas em um período que tradicionalmente o consumo interno cai (férias), o que favorece o aumento dos estoques de carne bovina no atacado e uma pressão maior no preço do animal pronto para o abate. Contudo, a expectativa é que ao longo do 2º semestre do ano esse cenário tende a melhorar, seja por uma demanda interna e externa mais aquecida, como pela redução da oferta de fêmeas para o abate, período reprodutivo. Claro, como temos reforçado, sem exagero, mas com uma perspectiva de preço do boi gordo melhor que a atual

O fato é que o preço do boi gordo voltou a cair na segunda quinzena de julho, interrompendo movimento de recuperação iniciado no fim de junho. Clique aqui e confira dados e análise do mercado do boi gordo na parcial de julho.

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo (clique aqui) e confira os dados para os contratos em aberto e de maior iquidez.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre julho e dezembro de 2023, em Reais por arroba, no dia 21 de julho.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo, para os contratos com vencimento entre julho e outubro de 2023, segue abaixo da cotação do mercado físico em julho (21).

E falando em consumo doméstico, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço da carne bovina no varejo e comparou com boi gordo e da carne bovina no atacado em junho. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo