quarta-feira, dezembro 17, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do milho cai, mas segue acima do físico na parcial de dezembro

O preço futuro do milho para 2026 voltou a cair em dezembro, embora siga precificando alta frente ao valor atual do grão no mercado físico.

O preço do milho (Cepea), além de um dos destaques positivos da primeira metade de dezembro (clique aqui), ao lado do bezerro, segue em recuperação, inclusive voltando a se aproximar do valor praticado no mesmo período do ano anterior e acumulando o quinto mês consecutivo de ganho.

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do milho (Cepea), em Reais por saca, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

preço futuro do milho
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O fato é que o preço do milho (Cepea), embora ainda acumule queda no ano, frente ao valor que encerrou 2024 e siga abaixo do valor praticado no mesmo período do ano anterior, segue o movimento mensal de recuperação, com média próxima de R$70,0 por saca na parcial de dezembro (segunda Figura).

A Figura apresenta os valores médios nominais do preço do milho (Cepea), em Reais por saca, entre janeiro de 2020 e a parcial de dezembro de 2025 (até o dia 16).

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

É importante observar, contudo, que o mercado futuro do milho não acompanhou o movimento de recuperação do preço do grão no mercado físico, acumulando queda em dezembro (frente ao valor praticado no início do mês), como mostram os dados da Tabela abaixo.

O importante é observar, contudo, que o preço futuro do milho na B3, para todos os contratos com vencimento em aberto e de maior liquidez, entre 2026 e a parcial de 2027 se mantém acima da referência no físico (Cepea).

A Tabela apresenta os dados do preço futuro do milho para os vencimentos entre janeiro de 2026 e maio de 2027 e da referência no físico (Cepea), em Reais por saca, segundo dados da B3.

preço futuro do milho

O preço futuro do milho para os vencimentos ao longo de 2026 acumulou queda na parcial de dezembro, ao contrário do valor do grão no mercado físico.

Entre o início de dezembro (1) e a parcial de dezembro (16), o preço do milho (Cepea) subiu 0,8%, enquanto na mesma base de comparação o contrato que vence em janeiro de 2026 caiu 3,2%. O contrato para vencimento em março, que precifica o maior valor do ano de 2026 (terceira Figura) caiu 1,0% no período.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro de 2026 e maio de 2027, em Reais por saca, no dia 16 de dezembro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do milho
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

Vale lembrar que o USDA revisou, em dezembro de 2025, os dados de produção e estoque de milho no mundo. O estoque mundial de milho deve somar 279,15 milhões de toneladas na safra 2025/26, queda de quase 1,0% frente a estimativa anterior e abaixo das safras anteriores. Clique aqui e confira!

A exportação de milho do Brasil em novembro de 2025 somou 5,03 milhões de toneladas, valor 6,4% acima do observado no mesmo período de 2024 (4,72 milhões de toneladas). No acumulado de 2025, até novembro, os embarques de milho do Brasil somaram 34,86 milhões de toneladas, valor pouco abaixo do praticado em 2024, até novembro, quando somou 35,52 milhões de toneladas. A exportação de milho do Brasil em 2025, até novembro, foi a menor para o período do ano desde 2021. Lembrando que a máxima aconteceu em 2023. No acumulado até novembro de 2023 os embarques de milho do Brasil somaram 49,91 milhões de toneladas.

O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de dezembro, entre 2018 e a parcial de 2025, tanto em moeda americana (clique aqui) como em moeda nacional (clique aqui).

E mudando de assunto, você sabia que o Paraguai deixou de ser apenas um produtor de commodities para se tornar um potencial Hub de Inovação para a América do Sul? Quando olhamos para o mapa da inovação agrícola na América Latina, os olhos do mundo costumam se voltar imediatamente para o Brasil, dada a sua escala continental. No entanto, estrategistas mais atentos e empresas de tecnologia ágil começaram a notar um movimento diferente. Existe um gigante silencioso, não em tamanho, mas em velocidade e eficiência, emergindo no coração do continente: o Paraguai. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares