O preço futuro do milho segue praticamente estável, precificando leve alta para o final de 2025 e início de 2027 em relação ao físico nesse começo de novembro.
O preço do milho (Cepea), embora acumule queda no ano, frente ao valor que encerrou 2024, mostrou recuperação em outubro (clique aqui). No entanto, essa recuperação foi modesta, o que limitou o movimento de valorização dos contratos futuros na B3, como mostram os dados da Tabela abaixo.
A Tabela apresenta os dados do preço futuro do milho para os vencimentos entre novembro de 2025 e janeiro de 2027 e da referência no físico (Cepea), em Reais por saca, segundo dados da B3.

O preço futuro do milho apresentou leve alta entre o final de outubro e início de novembro, acompanhando o movimento de valorização no físico (Tabela acima).
O fato é que o preço esperado do milho, embora precifique valorização em relação ao valor atual no físico, especialmente ao longo de 2026, o valor esperado, pelo menos de acordo com os dados da B3, seguem muito abaixo do valor observado no mesmo período de 2024.
Isso porque o valor esperado para março de 2026, por exemplo, de R$73,2 por caso, caso confirmado ficaria muito abaixo da média mensal (nominal) de março de 2025, quando o valor Cepea ficou em R$89,2 por saca.
Isso mostra que a perspectiva de preço do milho para 2026 é preocupante, ainda mais quando avaliamos o aumento dos custos de produção, especialmente dos fertilizantes. E por falar em fertilizantes, o Farmnews atualiza mensalmente, o preço médio de importação das matérias-primas (FOB). Clique aqui e saiba mais!
Vale observar também que apesar da recuperação no preço do milho ao longo de outubro (Figura), o valor de 2025 passou a ficar abaixo do praticado no mesmo período do ano anterior, mostrando que o movimento de valorização frustrou o agricultor no ano.
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do milho (Cepea), em Reais por saca, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

E ao contrário do preço futuro do milho que acumulou leve alta entre o final de outubro e início de novembro, o preço esperado da soja acumulou forte valorização no período. O preço futuro da soja voltou a subir com mais força desde o final de outubro, acumulando alta de quase 10,0% para o vencimento em janeiro de 2026. Clique aqui!
O Farmnews atualizou os dados da compra de soja do Brasil pela China que, em 2025, segue renovando a máxima histórica. Clique aqui e confira os dados de exportação de soja do Brasil para o país asiático entre 2018 e 2025!
E por mudando de assunto, você sabia que a taxa de câmbio é mais do que um número abstrato em um gráfico financeiro? Ela determina o preço de suas colheitas, o custo de seus suprimentos e a saúde de suas comunidades! Clique aqui e saiba como o dólar influencia a vida do produtor de soja e milho no Brasil.
O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de outubro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




