Mercado

Preço recorde do boi gordo não é sinônimo de lucro em 2020

O ano de 2020 vai ficar marcado na história, como um ano de preço recorde do boi gordo.

Aliás, além do preço recorde do boi gordo, a exportação também alcançou valores recordes e igualmente ficará lembrado como um ano de forte incremento de vendas externas. Clique aqui e confira os dados de exportação de carne bovina em agosto de 2020!

O preço do boi gordo vem apresentando sucessivas altas e renovando patamares históricos de uma maneira contínua em 2020 (Figura). E em setembro (4) novamente o indicador Cepea subiu e agora superando R$240,0 por arroba. Isso porque no dia 4 o preço do boi gordo, segundo indicador foi de R$240,45 por arroba, acumulando alta de quase 25% no ano (24,6%).

A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço do boi gordo em 2020, em valor nominal, segundo indicador Cepea, em Reais por arroba.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Pois é, mas enquanto o preço do boi gordo acumula quase 25% de alta, o bezerro acumula ganhos de quase 50% no mesmo período, em 2020, até o início de setembro.

Com a alta do bezerro em quase 50% no ano, o preço recorde do boi gordo não reflete em aumento de margem para o pecuarista, em especial do recriador.

Mas não é apenas o principal custo da atividade de recria e engorda, o bezerro, valorizando praticamente o dobro do que foi observado para o boi gordo que preocupa. O dólar que acumula alta de 31,7% em 2020, até sembro (4), igualmente pressiona os custos dos insumos com matéria-prima importada em sua composição. Nesse aspecto, clique aqui e confira a importância do dólar para o agronegócio!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Além do bezerro, a soja também apresenta alta e de quase 60%, muito acima do boi gordo e do próprio bezerro. Com isso, a relação de troca de soja por boi gordo em 2020 caiu para o menor nível desde 2018. Clique aqui e confira os dados!

Vale lembrar que em 2019 o custo de produção da pecuária apresentou forte alta, puxada pelo bezerro (clique aqui). O cenário se repete em 2020 mas com um agravante, pois o descolamento de preços do bezerro em relação ao boi gordo tem sido ainda maior (clique aqui) e o dólar também em patamares muio superiores que no ano passado (clique aqui).

E mudando o assunto, o mercado de carne bovina do Brasil para exportação segue dominado pela China e Hong Kong que, juntos participam com 65% das compras, em faturamento em 2020. Clique aqui e saiba mais!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo