Mercado

Preços corrigidos do bezerro, de janeiro de 2000 a maio de 2018

O Farmnews atualiza a evolução dos preços corrigidos do bezerro, avaliado de janeiro de 2000 a parcial de maio de 2018.

A Figura a seguir ilustra o comportamento dos preços corrigidos do bezerro, em Reais por arroba,  segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Mato Grosso do Sul), corrigidos pelo IGP-M.

 

preços corrigidos do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima ilustram o movimento de queda dos preços corrigidos do bezerro nos últimos anos, desde o pico de preços observados no início de 2015.

Ao longo desta série de tempo, os preços corrigidos do bezerro atingiram valor acima de R$240,0 por arroba. De lá para cá, os preços iniciaram tendência de queda, indicando que os valores dos animais valorizaram menos que a inflação nesses últimos anos.

E o Farmnews destacou recentemente que, quando considerando um período mais recente de tempo, ou seja, de janeiro de 2016 para cá (fevereiro de 2018), a variação de preços do bezerro é negativa (-14,7%), enquanto o IGP-M acumula leve alta no período (3,0%). Clique aqui e confira os dados da variação acumulada do bezerro e da inflação nos últimos anos!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E a perda recente de valor dos animais para reposição tende a influenciar o ritmo de abate de matrizes, como parte do ciclo pecuário de longo prazo. Aliás, o Farmnews tem destacado o aumento do ritmo de abate de matrizes nos últimos anos no País (clique aqui).

O Farmnews atualiza seus leitores para a evolução dos preços do boi gordo em dólares ao longo de 2018, até a o dia 14 de maio. Clique aqui e confira! O fato é que a desvalorização do Real frente ao dólar tem sido intensa em 2018. Veja como tem evoluído a cotação do Real frente a moeda americana ao longo dos últimos anos (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo