Mercado

Evolução dos preços corrigidos do boi gordo, de 1997 a julho de 2021

O Farmnews apresenta a evolução dos preços corrigidos do boi gordo em quase 25 anos de história, de janeiro de 1997 a julho de 2021.

O preço do boi gordo em julho de 2021, em valor nominal, alcançou o maior valor da série do indicador Cepea, cotado em média a R$318,6 por arroba. Aliás, clique aqui e compare o comportamento dos preços nominais do boi gordo entre os anos de 2015 e a parcial de 2021!

Apesar do valor em julho ser o maior em termos nominais, o preço corrigido também segue muito acima dos valores observados em mais de 2 décadas (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal dos preços do boi gordo, segundo indicador Cepea, corrigidos pelo IGP-M de julho de 2021, entre janeiro de 1997 a julho de 2021, em Reais por arroba.

preços corrigidos do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

Os preços corrigidos do boi gordo alcançaram os maiores patamares históricos entre o final de 2020 e o início de 2021 (Figura), impulsionados por uma oferta de animais para abate restrita e a exportação de carne bovina recorde.

E esse cenário de preços em alta deve seguir firme enquanto a oferta estiver em baixa e a demanda internacional por carne bovina seguir em crescimento. E nesse aspecto é importante destacar que o ritmo de compra chinês deve seguir elevado, pelo menos é o que indica as projeções do USDA para o país asiático (clique aqui e saiba mais do assunto).

Pelo lado da oferta de carne bovina, os dados do USDA mostram que o Brasil foi o principal responsável pela queda na expectativa da produção mundial em 2021. Clique aqui!

Pois é, mas ao contrário da China, o consumo de carne bovina no Brasil deve ser um dos menores dos últimos anos em 2021, já que o preço da carne no varejo tem limitado o acesso à proteína. Um dos reflexos é o aumento da demanda por carne de frango e suíno que seguem cotados nos maiores valores históricos

O preço em dólar do boi gordo em julho de 2021 segue pelo segundo mês consecutivo acima de US$60,0 por arroba. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Evolução dos preços corrigidos do boi gordo, de 1997 a julho de 2021 was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: