Mercado

Como está a relação de preços do boi gordo e da soja em 2017?

O Farmnews destaca para o comportamento da relação de preços do boi gordo e da soja ao longo de 2017.

Em outras palavras, como tem evoluído o poder de compra de soja pelo pecuarista? Quantas sacas de soja são possíveis de serem adquiridas a partir do valor recebido por uma arroba de boi gordo em 2017?

O objetivo aqui é analisar o poder de compra do pecuarista no momento de efetuar a troca pelo insumo. A relação de preços entre o boi gordo e a da soja tem ganhado importância adicional no momento em que o mercado pecuário tem sofrido pressão negativa de preços em outubro de 2017.

Aliás, veja como tem sido a tendência de preços do boi gordo em outubro de cada ano frente as expectativas de 2017. Clique aqui e saiba mais! O fato é que em 2017 o preço médio do boi gordo em outubro será inferior ao praticado no mesmo período do ano anterior e será a terceira vez que isso ocorre desde o ano de 2006.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária da relação de preços do boi gordo e da soja ao longo de 2017, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preços do boi gordo e da soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A relação de preços do boi gordo e da soja tem oscilado ao longo de 2017, variando entre a mínima de 1,69 sacas por arroba para 2,12 sacas de soja por arroba.

A partir de agosto, com a recuperação de preços do boi gordo melhorou, mas, recentemente (a partir de outubro), os preços dos animais para abate voltaram a cair e, com isso, piorando o poder de compra do pecuarista em relação a soja.

A relação de preços do boi gordo e da soja em termos médios melhor ilustra o poder de compra do pecuarista em 2017 (Figura abaixo)

 

preços do boi gordo e da soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Veja como tem evoluído a relação de preços do boi gordo e do milho ao longo de 2017. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo