Mercado

Oferta elevada pressiona preços do frango em 2017

A maior oferta no mercado interno pressionou os preços do frango em 2017, de acordo com levantamentos do Cepea.

A disponibilidade elevada foi resultado da maior produção brasileira, enquanto o volume exportado foi menor.

Segundo a estimativa da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a produção de carne de frango em 2017 deve ficar 1,2% acima da de 2016, a 13,05 milhões de toneladas.

Aliás, veja como tem evoluído a produção de carne bovina e de frango no País nos últimos anos. Clique aqui!

Quanto aos embarques, de acordo com dados da Secex, de janeiro a novembro do ano passado, o setor embarcou 3,9 milhões de toneladas de carne de frango (volume total, considerando-se carne processada e in natura), 1,4% a menos que no mesmo período de 2016.

Apesar disso, o setor contou com expressivas quedas nos valores de milho e farelo de soja, ingredientes da ração, que é o principal insumo na produção de frangos de corte. Clique aqui e confira o comportamento diário de preços do milho e da soja ao longo de 2017, além do boi gordo e do bezerro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra a evolução dos preços do frango congelado, em valores nominais, ao longo de 2017, segundo dados do Cepea/Esalq.

 

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os preços do frango em 2017 acumularam queda de 6,2%, isso porque o frango congelado iniciou o ano passado cotado a R$4,04 por kg e encerrou o ano no valor de R$3,79.

O Farmnews também apresentou a evolução dos preços do boi gordo e do frango, em valores corrigidos, ao longo dos últimos anos. O objetivo é o de mostrar quem mais valorizou, o boi gordo ou o frango e, como os preços de ambos tem se comportado em relação a inflação, medida pelo IGP-M. Clique aqui e confira!

Adaptado do Cepea

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo